Publicidade  Prefeitura de São Luis

Destaque

Em quatro eleições distintas Ibope erra disputa ao governo do Maranhão

Pesquisa Ibope para o governo do Maranhão, divulgada na noite dessa quinta-feira, 24, mostra o governador Flávio Dino (PCdoB), candidato à reeleição, com 43% dos votos, a frente de Roseana Sarney 34%.

Maura Jorge (PSL), Roberto Rocha (PSDB), Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Netto (PSOL), somados possuem 7%.

A sondagem contradiz pesquisa local do instituto DataIlha, onde o comunista aparece com 61% dos votos e Roseana com 32%. Ou o DataIlha ou o Ibope estão com algum erro esdrúxulo na mensuração de intenções de votos.

Contratada pela emissora de Roseana, a TV Mirante da qual ela é sócia-administradora, a pesquisa Ibope Maranhão se junta ao descrédito de ter errado nas eleições de 2006, 2010, 2012 e 2014 o resultado final do pleito. Nas ocasiões anteriores os números tentavam, de alguma forma, maquiar a realidade e ajudar o candidato dos Sarney ou apoiado por eles.

Em 2014, por exemplo, o Ibope apontava que a diferença entre Dino e Edinho Lobão, candidato do grupo Sarney ao governo, era pequena e que haveria segundo turno. O equívoco da pesquisa se constatou após Dino vencer em primeiro turno com 63,52% dos votos, enquanto Edinho aglutinou 33,69%. Como pode?

A TV Mirante pagou por essa pesquisa Ibope o valor de R$ 81.468, segundo dados do TRE/MA. No total, a Mirante contratou três pesquisas Ibope para este ano, no valor de mais de R$ 240 mil. O grupo da família Sarney vem contratando o instituto há mais de uma década.

Apesar do esforço estatístico para maquiar a realidade, a pesquisa Ibope não escondeu que em termos de rejeição Roseana possui 41%, enquanto Dino teria 30%. Pelos erros históricos do Ibope é capaz que esses números sejam até maiores.

2 Comnetários

Comments are closed.