MA vive onda positiva com criação de empregos, alta no PIB e queda histórica em homicídios

Nas últimas semanas, o Maranhão tem registrado uma série de indicadores positivos em áreas que, historicamente, sempre foram muito sensíveis para o Estado. Apesar da crise nacional ainda persistir, o Maranhão vem destoando da média nacional e se colocando como um dos principais destaques positivos do país.

Enquanto o Brasil corta empregos, por exemplo, o Maranhão tem criado novos postos. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, o Estado criou 2.807 empregos formais no mês de junho, o melhor resultado do Nordeste. E o terceiro melhor desempenho em todo o Brasil.

Enquanto o crescimento médio de todo o Nordeste foi de 0,06%, o do Maranhão foi de 0,61%, dez vezes mais. Os dados de julho ainda não foram divulgados.

Economia

Relatório do Itaú-Unibanco sobre o crescimento econômico dos Estados brasileiros mostra que o Maranhão tem a segunda maior expansão no país. A alta foi de 7,3% entre junho de 2017 e maior de 2018 – o mais recente período disponível.

O crescimento só fica atrás de Mato Grosso, com 8,9%. A expansão da economia maranhense fica muito acima da média brasileira, de 1,7%.

Queda nos homicídios

Em julho, a Grande São Luís teve uma expressiva redução no número de homicídios e chegou a 14 casos, a menor taxa dos últimos 13 anos. Isso significa que a criminalidade recuou aos níveis de 2005. Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 56%.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.