Publicidade  Prefeitura de São Luis

Destaque

Proporcionais de Flávio Dino estão definidas; Veja favoritos

Os 15 partidos que integram o amplo arco de alianças que apoiará a reeleição do governador Flávio Dino definiram as chapas proporcionais. Com algumas surpresas, os partidos chegaram a um consenso após muito diálogo e estabeleceram como ficarão as disputas para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal.

Na Câmara Federal, serão três chapas distintas: o Chapão com 11 partidos (PCdoB, PRB, PSB, PEN, SD, PTB, DEM, PROS, PTC, PPL, PPS); a Chapinha com três partidos (PR, PDT e PP); e o PT sairá sozinho.

Nesta composição, a expectativa é que as três chapas juntas elejam até 12 deputados federais. Do Chapão, são favoritos Rubens Júnior (PCdoB), Márcio Jerry (PCdoB), Cléber Verde (PRB), Bira do Pindaré (PSB), Júnior Marreca (PEN), Simplício Araújo (SD), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Juscelino Filho (DEM), Gastão Vieira (PROS) e PTC, PPL e PPS podem surpreender com algum nome.

Já a Chapinha tem como favoritos para vagas na Câmara Federal Josimar de Maranhãozinho (PR), Júnior Lourenço (PR), Julião Amim (PDT), Gil Cutrim (PDT), André Fufuca (PP) e Paulo Marinho Junior (PP). Sozinho, o PT parte para o suicídio com o deputado Zé Carlos (PT).

Assembleia Legislativa

Já para a Assembleia Legislativa, as chapas de Flávio Dino ficaram definidas em quatro: o Chapão com oito partidos (PCdoB, PDT, PSB , PRB, DEM , PP, PR e PTC); a Chapinha com cinco partidos (PTB , PEN , PROS, PPL, PPS); e o PT e o SD, que sairão sozinhos na disputa.

Desta forma, é possível que os governistas na Assembleia Legislativa cheguem a 28 nomes. No chapão, são vários os favoritos para ocupar uma cadeira no Palácio Manoel Beckman.

Nomes do PCdoB como Othelino Neto e Marco Aurélio são favoritos para reeleição. Correm por fora Carlinhos Florêncio, Ana do Gás, Raimundo Cutrim e Levi Pontes. Novos comunistas podem pintar na Assembleia, e os principais são Adelmo Soares, Duarte Júnior e Professor Odair José.

No PDT, podem se reeleger Fábio Macedo, Valéria Macedo, Ricardo Rios, Glaubert Cutrim e Rafael Leitoa. Cleide Coutinho pode pintar como deputada do partido, assim como o médico Yglésio Moisés e o jovem Jonas Magno.

O DEM vem forte para a disputa com nomes como Rogério Cafeteira, Neto Evangelista, Antônio Pereira, Paulo Neto e Stênio Rezende, que lutam pela reeleição. Além deles, Daniella Tema pode surpreender. O PSB tem como principais nomes Marcelo Tavares e a reeleição do deputado Édson Araújo.

Já no PRB os favoritos são Júnior Verde e Zé Gentil. O PP pode reeleger Hemetério Weba e eleger o deputado federal Alberto Filho, que lutará por uma vaga na Assembleia. No PR, Sérgio Frota e Vinícius Louro vão para a reeleição como favoritos, e Detinha e Hélio Soares também tem chances de eleição. Fechando o Chapão, o PTC deve reeleger o deputado Edivaldo Holanda.

Já na Chapinha, o PTB tem como principais nomes o suplente de deputado Marcos Caldas e Mical Damasceno. O PEN tem como favoritos os suplentes Jota Pinto e Toca Serra. O deputado Cabo Campos e Rosângela Curado correm por fora. O PROS tem como nome de proa o Pastor Cavalcante. PPL e PPS podem surpreender elegendo alguém.

Na chapa solitária do PT, os favoritos são o deputado Zé Inácio e o vereador Honorato Fernandes. Já na do SD, o deputado Fábio Braga larga na frente, mas com fortes nomes como o do suplente Sérgio Vieira, da ex-secretária de saúde de São Luís Helena Dualibe, do vereador de Imperatriz Rildo Amaral, além do ex-comandante da PM Coronel Pereira e de Fernando Pessoa, liderança da região central do Maranhão.

A tendência é que os eleitos nas chapas proporcionais de Flávio Dino sairão basicamente dos nomes supracitados.

7 Comnetários

  1. Dentro deste Chapão e Chapinha apenas os grandes caciques se elegerão. E avaliando a disputa draconiana que ocorrerá, vejo que o PT correndo sozinho terá mais chances de eleger um federal e dois estaduais. Nomes como dos candidatos a estadual Luiz Henrique, Zé Inácio e Honorato podem surpreender nas urnas. Para federal o nome forte é Zé Carlos, mas outros nomes estão no páreo.

  2. Vc esqueceu de dois nomes com grandes chances de se elegerem estaduais!
    O médico Leonardo sá de Pinheiro, e a também médica de Pinheiro, thaiza hortegal, esposa do prefeito de Pinheiro!

Comments are closed.