Publicidade  Prefeitura de São Luis

Destaque

Codó, Santa Inês, Bacabal e Açailândia vão ganhar cursos de medicina

O Ministério da Educação (MEC) selecionou 28 municípios do país para implantação de curso de graduação em medicina. Aqui no Maranhão, foram escolhidas as cidades de Codó, Santa Inês, Bacabal e Açailândia. Prefeitos e representantes das secretarias de saúde desses municípios estiveram em Brasília e assinaram o termo de compromisso para a implantação dos cursos.

O ministro Mendonça Filho destacou a importância da interiorização do ensino para gerar mais oportunidade na formação médica em municípios distantes, onde a população muitas vezes não tem acesso a médicos e profissionais ligados à saúde.

Segundo o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, Henrique Sartori, para autorizar a abertura de vagas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, foi feito um levantamento a m de identificar quais municípios estavam em condições de receber os novos cursos de medicina.

Vale destacar que os municípios selecionados passaram por uma seleção criteriosa em relação à sua capacidade de saúde. Foram avaliados os equipamentos de saúde que existem no município de acordo com a Lei nº 12.871 (Mais Médicos); quantitativo de leitos no município; hospital com potencial para se tornar um hospital de ensino; equipe de atenção básica e um campo de prática que garanta aos alunos uma boa educação e uma educação de qualidade.

A previsão é que a entrega dos cursos seja feita em dezembro deste ano.

Sobre as cidades:

Bacabal está localizada a cerca de 240 km de São Luís e tem 103 020 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2016.

Açailândia está localizada a cerca de 559 km de São Luís e tem 109.685 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2015.

Santa Inês está localizada a cerca de 243 km de São Luís e tem 83.238 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2015.

Codó está localizada a cerca de 296 km de São Luís e tem 120.548 habitantes, de acordo com o IBGE em 2016.