Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Paço do Lumiar ganha quatro novas linhas de ônibus

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), tem conseguido realizar uma gestão inovadora no município, apesar da crise e da oposição. Uma das ações inéditas realizadas em um ano de gestão destaca-se a criação de quatro linhas de ônibus. São três urbanas e uma semiurbana. No total, são 15 ônibus a mais no transporte público de milhares de moradores das comunidades rurais e dos núcleos urbanos do município.

“Pela primeira vez na história do município estamos unindo a zona rural com a zona urbana, e facilitando a quem mora na zona rural de Paço o acesso a São Luís”, afirma o prefeito Dutra.

A primeira linha urbana criada liga o Porto de Iguaíba ao Shopping Pátio Norte, na MA-201, passando pelos povoados da zona rural de Iguaíba, da sede, Cidade Verde, Zumbi dos Palmares, Cafeteira, Paranãs, Maiobão, Lima Verde, até o Pátio Norte.

A segunda linha sai da Cidade Verde, passando por Zumbi dos Palmares, Novo Horizonte, Vila Cafeteira, Paranãs, Tambaú, Vila Nazaré, Maiobão, Lima Verde, até o Pátio Norte. “Esta é uma linha circular entre os conjuntos e ocupações do entorno do Maiobão, onde há uma grande demanda pelo transporte público”, assinala Dutra.

A terceira linha liga Cumbique também ao Shopping Pátio Norte, passando por Mocajutuba, Itapera, Maioba, Vilas São José 1 e 2, conjuntos Araguaia, Silvia Cantanhede, Maria Firmina, Paranã, Maiobão, Lima Verde e Pátio Norte.

A quarta linha criada na gestão Domingos Dutra é semiurbaa. Sai do Porto de Iguaíba e vai até o Terminal da Cohama, via MA-204, percorrendo as avenidas Arthur Carvalho e Daniel de La Touche. Esta linha facilita o acesso de pessoas da zona rural ao Centro de São Luís, saindo do engarrafamento da MA-201 e da Forquilha. Esta linha tem a gestão do Estado, por meio da Agência de Mobilidade Urbana (MOB).

“Em um ano, nossa gestão criou quatro linhas para unificar as zonas rural e urbana do município, coisa que dez prefeitos não fizeram em 35 anos”, comemora Dutra.

O secretário de Infraestrutura de Paço do Lumiar, Pádua Nazareno, destaca a forte simbologia no fato da gestão do prefeito Domingos Dutra ter criado a primeira linha urbana de Paço do Lumiar em uma comunidade rural do município, no caso Iguaíba. “Foi simbólico por toda a história de luta do político Domingos Dutra, sempre comprometido com as causas sociais e com a luta por melhor qualidade de vida para os mais pobres”, assinala o secretário, lembrando que o transporte é um indutor do desenvolvimento.

REAJUSTE DE TARIFA

As linhas de ônibus começaram a operar com a tarifa de R$ 2,20, que foi reajustada para R$ 2,40 no último dia 22 de janeiro, obedecendo à vinculação dos sistemas de ônibus urbano de Paço do Lumiar e semiurbano da Ilha de São Luís (gerenciado pela MOB) ao sistema de transporte da capital. Esta vinculação é condição para que a população luminense usufrua dos benefícios da bilhetagem eletrônica.

“Sendo assim, não tivemos outra alternativa a não ser praticar o reajuste autorizado pela Prefeitura de São Luís, como forma de garantir que os benefícios da bilhetagem eletrônica, como a meia-passagem e a gratuidade no deslocamento em toda a Ilha, continuem à disposição da população luminense”, explica o prefeito Domingos Dutra.

Comantário

Comments are closed.