Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Fernandes garantiu capacitação para cuidadores de idosos em municípios da região metropolitana

É indiscutível a importância da qualificação profissional, principalmente quando se trata de atividade diretamente ligada a vida e saúde das pessoas. Pensando nisso, a Agência Executiva Metropolitana (Agem), através de articulação do deputado federal Pedro Fernandes, conseguiu um importante convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, para a realização de curso para formação de cuidador: Alimentação Saudável e Cuidados Necessários para a Pessoa Idosa.

O documento foi assinado nesta sexta-feira (30), pelo governador Flávio Dino e pelo presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes. As ações fazem parte do Pragrama Brasileiro de Qualificação Social e Profissional – Qualifica Brasil, do Governo Federal.

O curso será desenvolvido em módulos, durante 50 (cinquenta) encontros, com duração de 04 (quatro) horas cada, num total de 200 (duzentas) horas. A expectativa é melhorar a mão de obra que atua na área e abrir novas oportunidades para cuidadores que poderão prestar um serviço com mais qualidade e segurança, para atender uma demanda que cresce no mercado, já que a expectativa de vida dos brasileiros é cada vez maior. O número de idosos vai triplicar até 2050 no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Cada turma será composta de aproximadamente 64 (sessenta e quatro) participantes. O convênio assinado entre a União e o Estado do Maranhão, irá beneficiar pessoas dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Rosário e Paço do Lumiar.