Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Ao defender democratização da mídia, Lula ameaça existência do Sistema Mirante

A poucos dias de desembarcar no Maranhão, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) mandou recado velado ao ex-presidente José Sarney (PMDB) e ao seu domínio dos veículos de comunicação.

Ao defender mais uma vez a regulamentação da mídia, Lula justificou a necessidade da democratização e o fim dos monopólios do setor. Como é o caso da TV Mirante, filiada à Rede Globo no Maranhão e que há décadas pertence à família Sarney.

“A regulamentação da mídia não deveria espantar nenhum empresário da comunicação. Ela está na lei. Não é certo nove famílias dominarem a comunicação”, disse o ex-presidente através das redes sociais. O petista deu recado ao PMDB e aos partidos de direita. “Eles têm de saber que se um dia eu voltar ao poder, eu vou fazer a democratização da mídia”.

A mensagem fez o oligarca maranhense tremer na base junto aos seus comparsas Lobão (PMDB) e Roberto Rocha (PSB). O grupo Mirante é um dos maiores conglomerado de TV da região da Amazônia Legal, segundo levantamento do portal Congresso em Foco.

A principal emissora do grupo, a de São Luís, pertence aos três filhos do ex-presidente: Roseana, Sarney Filho e Fernando Sarney, que dirige o grupo de comunicação. A Mirante tem 20 retransmissoras no estado. Em sociedade com a mulher, Tereza Murad Sarney, Fernando possui mais duas geradoras.

Apesar de todo esse império, o alcunhado “Sistema Mentira” entrou em processo de falência desde que os Sarney foram expurgados do Palácio dos Leões em 2015. Até aquele ano, Roseana pagava milhões à empresa como mandatária do estado e recebia os mesmos milhões do outro lado do balcão como dona do conglomerado de mentiras.

O objetivo da regulamentação da mídia é também de evitar o aparelhamento politico de uma concessão de TV com fins políticos. É exatamente o que a Mirante faz aqui no Maranhão há algumas décadas. O alvo predileto deles é o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB).

5 Comnetários

  1. E é exatamente o que a Difusora fez em relação ao EdHJr. É o que você faria novamente se pegasse uma mirante para administrar. É o que esse blog faz todos os dias. Eliziane Gama saiu do inferno para o céu segundo esse blog. Para prefeita era piradinha e não tinha nenhuma credibilidade para exercer tal cargo, agora é a mais preparada para o senado.

  2. Kkkkk, mais que blog,desesperado pois vcs sabem que em toda região do maranhão o teu salvador da pátria tá mal, muito mal fez muita promessa e até agora nada, maranhão está parado, só tem asfalto sorrizal, teu governador quebrou o naranhão em menos de 4 anos , onde ando em são luis, e interiores o povo está arrependido em ter votado nesse falso profeta, agora ver se publica, quero ver se vcs são imparcias ou são comprado pelo governo

Comments are closed.