Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Navalhada: O que há por trás da mudança de voto de José Reinaldo?

Aprovação do impeachment da presidente foi assunto mais comentado nas redes sociais pelo Brasil inteiro, mas aqui no Maranhão, em todas as rodas políticas e entre jornalistas o que mais se discute foi o voto do deputado federal Zé Reinaldo a favor do afastamento imediato.

Zé Reinaldo estava apalavrado com o governador Flávio Dino até minutos antes de começar a sessão na Câmara, mas neste meio tempo, para esperar sua vez, ele mudou de ideia causando um grande desconforto para o governador e para o secretário de Articulação Política, Márcio Jerry.

Analisar o voto do deputado federal é fazer um resgate dos escândalos que se meteu desde que se tornou governador. Pelo que se imaginava, a grande mágoa de Zé Reinaldo seria com José Sarney. Porém, pelo que disse em seu discurso, o seu ranço com Lula e Dilma é muito maior.

O ex-governador se vingou de Lula e Dilma de alma lavada, mas ao mesmo tempo, fortaleceu o grupo Sarney. O seu discurso na hora do voto causou estranheza, incoerência e incerteza. Ora senão vejamos: A prisão dele foi por articulação do Sarney, o bloqueio ao seu governo foi por articulação do Sarney a cassação do falecido Jackson Lago foi pedido de Sarney.  Além disso, no ano passado o mesmo deputado divulgou uma carta sugerindo um pacto pelo Maranhão em que dizia que não “se faz política olhando para o passado”. O que ele fez agora?

Na prática, o que se tem de concreto é que Zé Reinaldo mostrou toda sua insatisfação dos rumos que tomou aliança que se juntou nas eleições de 2014. A sua falta de espaço foi respondida com o voto a favor do impeachment. No primeiro momento de crise, a articulação política do governo estadual falhou feio e foi superada pela ação da ex-governadora Roseana Sarney. O socialista contrariou frontalmente o acerto com o comunista Flávio Dino.

Agora, o governo estadual vai analisar o resultado e atuação de todos que se envolveram nesse processo. Na próxima quinta-feira, um ato deve homenagear os deputados que votaram contra o impeachment, alguns de oposição. Essa mudança de panorama pode inclusive alterar a base de sustentação de Flávio Dino.

O certo é que o voto de Zé Reinaldo abriu uma nova crise entre ele e o atual governador.

8 Comnetários

  1. QUEM FOI QUE TE ILUDIU E DISSE QUE TU ÉS COMENTARISTA POLÍTICO OU CONSULTOR DE ALGUÉM? ACORDA MERMÃÃÃOOOOOO. TUA FATURA TÁ ALTA AGORA , MAS ESTÁ COM DIAS CONTADOS, SACô?????
    INTELECTO LIMITADO. NO RADIO TÁ PIOR AINDA.
    SERVIÇAL DE BANDIDO.

  2. Resultado é que Flavio saiu mais enfraquecido que ja era junto ao Governo Federal e Sarney mais poderoso que já era.

  3. A resposta é simples subserviência ao velho bigodudo, uma relação de pai e filho. Esse traiu meu voto e de 54.000.000 de Brasileiros.

  4. COM ESTA POSIÇÃO DEPUTADO ZÉ REINALDO, VOCÊ VOTO GANHOU MEU RESPEITO E MEU VOTO… VOCÊ E MAIS NOVE DEPUTADOS, REALMENTE REPRESENTARAM A VONTADE DO POVO DO MARANHÃO E DO BRASIL. FORA AOS TRAIDORES DO POVO E DEFENSORES DA QUADRILHA QUE NÃO RESPEITAM O POVO…

  5. Zé Reinaldo honrou meu voto. Quem está desonrando é Flavio Dino. Engraçado que quando Zé Reinaldo faz uma sugestão ao governo, Márcio Jerry faz duras criticas a ele, agora querem que Ze Reinado seja vaca de presépio de Flavio Dino?

Comments are closed.