Novos professores começam a tomar posse no Maranhão

Fotos01_Karlos Geromy_04_04_2016_IEMA_Posse dos novos professores (2)

O Governo do Maranhão começou a empossar nessa semana os 1.500 professores aprovados no concurso público para atuar em uma das unidades da rede estadual de ensino no Maranhão. A previsão é que a partir de maio os aprovados estejam nas salas de aula.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, destacou que o momento é significativo para a área de ensino. “O governador Flávio Dino tem um amplo projeto tendo como mote a valorização do professor. Isso passa pela questão salarial, e, hoje, o Maranhão tem a segunda melhor remuneração do país. Com esse concurso, em lugar de contratados serão empossados professores de carreira mostrando o compromisso da gestão com a docência em nosso Estado”, disse.

Felipe Camarão destacou, ainda, que este novo efetivo vai levar reforço à zona rural, onde a carência no setor é maior. Do total, cerca de 75% destes aprovados atuarão nas cidades do interior. Paralelamente, o Governo trabalha na reforma, manutenção e construção de escolas.

Neste concurso público para professor estadual, pela primeira vez foram oferecidas vagas nas áreas de Braile, Libras e Educação Especial. “Pela primeira vez essas disciplina são contempladas em concurso público”. ressaltou a secretária de Estado de Gestão e Previdência (Segep), Liliam Guimarães.

O professor de Língua Portuguesa, Francisco Furtado da Silva Junior, foi o primeiro a tomar posse oficialmente, representando os demais colegas. Ele vai lecionar no município de Senador Alexandre Costa. “Uma emoção para mim e pretendo contribuir ainda mais com a Educação do meu estado”, disse.

Nesta etapa, além da documentação, os aprovados passam ainda por perícia médica. Estes exames terão validade de 90 dias. As datas das avaliações foram marcadas de acordo com as disciplinas. Até esta terça-feira (5), serão avaliados os professores de Português e Revisor de Braile; dias 6 e 7, Matemática e Atendimento Educacional Especializado; dia 8, Biologia; 11, Artes e Educação Física; dia 12 é a vez do Instrutor de Libras e Intérpretes de Libras; Química e Geografia, dias 13 e 14; Filosofia, Língua Estrangeira-Espanhol e Língua Estrangeira-Inglês, dias 15 a 18; e Física, História, Sociologia e Transcritor de Braille, devem comparecer dias 19 e 20. Quem perder este prazo terá, ainda, uma segunda chance de 25 a 27, para entregar a documentação. Esta fase é eliminatória e quem perder pode ser desclassificado.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.