Publicidade  Prefeitura de São Luis

Presidente do PT confirma que a legenda foi "varrida" do governo Roseana Sarney

Raimundo-MonteiroO presidente estadual do Partidos dos Trabalhadores, Raimundo Monteiro, conversou com o titular do blog sobre o fato da agremiação ter perdido as três secretarias comandava no Governo do Maranhão.

Na minirreforma anunciada na manhã de ontem (03), a governadora Roseana Sarney (PMDB) varreu todos os representantes do PT do secretariado, nomeando Fernando Lima (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Pâmela Santos (Articulação Institucional) e Claudeth Ribeiro (Trabalho e Economia Solidária) para as pastas antes ocupados por petistas.

De acordo com Monteiro, nenhum dos novos secretários pertence aos quadros da legenda. No entanto, segundo ele, a escolha dos três foi negociada diretamente com os ex-titulares. “A Pâmela foi indicação do Rodrigo Comerciário. O José Antônio Heluy e o José Costa também indicaram os sucessores, e devem concorrer à vaga de vice [na chapa de Luis Fernando Silva]. Ficou acertado que quem não for escolhido poderá voltar ao antigo posto”, explicou.

O vice-presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato, considera esse tipo de acerto imoral. Para ele, o correto seria que a indicação dos novos secretários fosse discutida internamente entre os petistas. “Não foi uma decisão do PT. A indicação para esses cargos deveria ser do partido, não transformada numa aliança entre pessoas, em que os interesses políticos de terceiros estão acima dos interesses da legenda”, defendeu.

Para Lobato, as hipóteses de candidatura própria e de apoio ao comunista Flávio Dino têm a simpatia da Direção Nacional e ganham cada vez mais força dentro das correntes locais. Por isso, o fato da sigla ter sido excluído do novo secretariado de Roseana pode culminar no rompimento definitivo com o clã Sarney.

“O petistas do Maranhão não têm mais obrigação nenhuma de seguir com a oligarquia. O partido atualmente está isolado e só vale pelo tempo de televisão que tem. Até a vice-governadoria foi tirada da gente quando enganaram o Washington Oliveira. É muita humilhação para uma legenda com o porte e com a história de lutas do PT”, concluiu.

Comments are closed.