Zona franca proposta por Roberto Rocha no MA não faz sentido, diz especialista - Marrapá

Destaque

Zona franca proposta por Roberto Rocha no MA não faz sentido, diz especialista

Uma matéria do jornal O Estado de São Paulo detonou o projeto do senador Roberto Rocha, que quer transformar o Maranhão em uma zona franca. De acordo com um especialista ouvido pela reportagem, não é a vocação do Porto do Itaqui esse tipo de iniciativa.

O Estadão destaca a relevância que o Porto do Itaqui tem conquistado dentro da estratégia das empresas de exportar seus produtos pelo Norte do País – caminho mais rápido para a Ásia, por exemplo.

Mas, quando o assunto é a proposta do autointulado Asa de Avião, denominada de ZEMA, o Estadão diz que ela é vista como jogo político.

Para o especialista – que prefere não se identificar –, não faz sentido essa decisão, uma vez que o porto é exportador, sobretudo, de commodities, como minérios e grãos. O mercado mundial quer a soja, não o derivado do grão, disse.

Além disso, afirmam outros executivos, o momento atual não é propício a esse tipo de discussão. Até a Zona Franca de Manaus, já consolidada no País, tem sido alvo de questionamentos por parte de integrantes do governo. No Porto de Itaqui, dizem fontes do setor, a discussão tem de ir na direção da expansão e no desenvolvimento de novos terminais.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Celso Gonçalo, ainda é muito prematuro debater se o Porto do Itaqui tem ou não condições de suportar uma transformação de São Luís em uma espécie de “zona franca”. “Só a concretização dos negócios traria a real necessidade de ampliação e melhorias no Porto”.

 

3 Comnetários

  1. Quanta ignorância 🤦🏻‍♂️ Ou pode ser mesmo mau-caratismo genuíno. Manter um estado chicoteado e atrasado se torna mais fácil de manobra-lo. Vocês criticavam tanto Sarney, que agora se revelam serem aperfeiçoadores do atraso. Cara (blogueiro ou agente oculto), vocês precisam tratar dessa patologia caraveliana.

  2. Especialista que esconde o nome não é especialista, é PICARETA! Esse especialista com certeza é do Maranhão e adversário de Roberto.

Comments are closed.