Secti e Seduc fazem pacto pela educação pública no Maranhão - Marrapá

Geral

Secti e Seduc fazem pacto pela educação pública no Maranhão

20150109_155337

Na tarde desta sexta-feira (09), o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, deputado Bira do Pindaré (PSB), reuniu com a secretária Estadual de Educação, Áurea Prazeres, para discutir a situação da educação pública no Estado. Na oportunidade, fecharam parceria para a construção do Maranhão Justo, com educação gratuita de qualidade para todos os maranhenses.

“Neste primeiro momento, priorizamos o debate em torno do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia. Definimos uma grande parceria que vai se desdobrar em termo de cooperação entre as duas secretarias, que são coirmãs – visto que ambas trabalham na área de educação”, explicou Bira.

No mesmo sentido, Áurea Prazeres completou que é de responsabilidade da secretaria de educação o ensino público regular, voltado para foco na sequência universitária, enquanto que é de competência da Secretaria de Ciência e Tecnologia o ensino técnico e profissionalizante. A secretária lembrou ainda das viagens com o governador Flávio Dino (PCdoB) no final do ano passado, para conhecer o modelo de educação implantada por diversos governos estaduais.

“Não usaremos o modelo implantado pelos governos de Pernambuco, Ceará, Paraíba e São Paulo. O objetivo é criar nosso próprio modelo, um modelo voltado para as necessidades do povo maranhense. Pretendemos criar o ensino tecnológico de ensino médio e superior do Maranhão”, acrescentou Pindaré.

O secretário afirmou também da necessidade de afinar ainda mais as relações entre as duas secretárias que, de acordo com Bira, é uma das propostas de Flávio para fortalecer a educação no Estado.

“Hoje consolidamos essa pactuação e definimos o método de relacionamento que haverá entre a secretaria de educação e a secretaria de ciência e tecnologia. É um grande passo, neste início de governo, para que a gente possa trabalhar de maneira transversal, integrando as diversas secretarias em torno das prioridades do governo”, concluiu o deputado.

O compromisso do governador com a educação pública maranhense foi destaque em todo período de campanha e reafirmado logo no primeiro dia de trabalho em praça pública, conforme lembrou Bira.