Reitoria da UFMA afirma que corte no orçamento impacta atividades - Marrapá

Reitoria da UFMA afirma que corte no orçamento impacta atividades

A reitoria da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, manifestou em nota pública o impacto do corte orçamentário nas atividades de ensino e pesquisa da instituição.  No entanto, esclarece que desde 2015 o contingenciamento de recursos vêm sendo frequente, “comprometendo o investimento em equipamentos, urbanização e a conclusão de obras fundamentais”. Por outro lado, afirma que a UFMA continua realizando pesquisas de grande envergadura e retorno social inconteste.

A reitora Nair Portela garante que a gestão da UFMA está se dedicando, com afinco, na luta pela manutenção de um trabalho cotidiano nas melhores condições possíveis e reitera que  está empreendendo todos os esforços para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão prossigam.

A reitoria esclarece ainda que tem buscado soluções para as dificuldades em diálogo com entidades como a Andifes – Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior –,  Assembleia Legislativa do Maranhão e bancada maranhense federal (Deputados e Senadores), solicitando esforços na liberação de emendas parlamentares já aprovadas (mas bloqueadas pelo governo federal) para recuperar investimentos e concluir obras. Por fim, conclama a comunidade acadêmica a manter-se unida em prol da manutenção da universidade pública, gratuita e de qualidade.