Moradores  do “balança, mas não cai” são remanejados e prédio será demolido pela Prefeitura   - Marrapá

Geral

Moradores  do “balança, mas não cai” são remanejados e prédio será demolido pela Prefeitura  

Finalmente o prédio Santa Luzia, localizado na Rua 3, no bairro do São Francisco, e conhecido como “balança, mas não cai” foi desocupado pelas famílias que moravam no local a bastante tempo. A  ação foi coordenada pela Prefeitura de São Luís, atendendo à decisão judicial determinada pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

Como o próprio apelido já diz, o prédio corre sério risco de desabamento. Quem passa em frente consegue perceber a inclinação da estrutura. No local, existiam 40 famílias e cerca de 60 pessoas. Todas foram previamente referenciadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do São Francisco e cadastradas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e no Cadastro Único, para inserção nos programas governamentais de transferência de renda e habitação. Os moradores foram remanejados a instituições acolhedoras, como a Casa da Acolhida Temporária, no Vinhais; incluídas no programa de Aluguel Social ou contempladas com unidades do programa ‘Minha Casa, Minha Vida”.

A operação de remanejamento viabilizou ainda toda a logística para o transporte dos móveis e utensílios dos moradores do edifício, disponibilizando diversos caminhões-baús e carregadores para fazer o trabalho de remoção do material dos ocupantes do prédio.

O “balança, mas não cai” começou a ser construído em 1980, pela SL Construções e Incorparações, construtora de Fortaleza (CE). Após decratar falência na empresa, as obras foram abandonadas em 1992, em seguida vieram as invasões e desde então uma séria de ações judiciais arrastaram a decisão sobre o destino do edifício. Uma intervenção era algo urgente, a estrutura apresenta risco iminente de uma tragédia porque fica em uma área residencial.

Pela decisão da Justiça, além da retirada dos moradores, a Prefeitura agora terá de preparar toda a operação para demolição do prédio.

Comments are closed.