Márcio Jerry cobra explicações de Guedes sobre cortes no CNPq - Marrapá

Destaque

Márcio Jerry cobra explicações de Guedes sobre cortes no CNPq

O deputado federal Márcio Jerry subiu o tom ao comentar a estratégia dos partidos que formam a base do Governo Bolsonaro nesta quarta-feira (11). Pela terceira semana seguida, parlamentares partidários de Jair Bolsonaro (PSL) “obstruíram” a reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados para impedir a convocação do Ministro Paulo Guedes, que seria ouvido sobre o futuro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vice-líder do PCdoB na Câmara e autor de um dos requerimentos apresentados na Comissão, Jerry afirmou que a ausência de representantes do Governo na audiência representa o descaso da atual gestão com o país. “O Brasil, uma vez mais, é testemunha dessa cruzada de Jair Bolsonaro e sua equipe contra a ciência e a tecnologia. São inimigos declarados da educação brasileira. Eles atentam gravemente contra o exercício regular dos espaços para o debate do tema, que é a comissão”, afirmou o deputado.

Após os cortes de Jair Bolsonaro (PSL) e do ministro da Economia, Paulo Guedes, o Ministério da Ciência e Tecnologia afirmou que o saldo para pagamento de pesquisadores está garantido apenas até setembro deste ano. Com isso, os deputados querem saber como o Governo Federal fará para garantir a manutenção das mais de 80 mil bolsas de pesquisas disponibilizadas pelo Conselho.