Lula: o maior cabo eleitoral da disputa pelo Senado no MA - Marrapá

No Banner to display


Destaque

Lula: o maior cabo eleitoral da disputa pelo Senado no MA

Está a ferro e fogo a disputa pelas duas vagas ao Senado pelo Maranhão. Pesquisa Exata, divulgada pelo Jornal Pequeno no domingo, 26, aponta como está a corrida: Edison Lobão  (MDB) aparece com 25%, Sarney Filho (PV) 24%, Weverton (PDT) 20%, Zé Reinaldo (PSDB) 20%, Eliziane Gama (PPS) 18%, Alexandre Almeida (PSDB) 11%.

Outros candidatos que também aparecem nas sondagens: Preta Lu (PSTU) 4%, Samuel Campelo (PSL) 3%, Saulo Pinto (PSOL) 2%, Saulo Arcangeli (PSTU) 1% e Iêgo Bruno (PCB) 1%. Brancos e nulos registram 43%, enquanto não sabe 26%.

O nome do ex-presidente Lula tornou-se um cabo eleitoral relevante para essa disputa. Líderes na disputa, Lobão e Sarney Filho correm atrás dos votos atribuídos ao ex-presidente no Maranhão. No estado, o petista aparece com 62% de intenção de votos, segundo pesquisa Ibope. Não por acaso Lobão, ex-ministro do petista, abraçou a bandeira “Lula Livre”.

Além de representar o grupo político rejeitado entre maranhenses, Sarney Filho, que além de disputar ideologicamente o voto com Lobão, tem o desafio de se desvincular-se da má imagem de Michel Temer, aliado do qual ele já foi ministro.

Weverton Rocha tem favorável a si uma militância organizada e engajada. O parlamentar tem potencial para conseguir uma das vagas, desde que consiga furar sua bolha e capturar votos também nos redutos eleitorais dominados pelos Sarney.

A situação é mais complicada para Eliziane Gama. Filiada ao PPS, o partido foi favorável ao impeachment de Dilma Rousseff, assim como a parlamentar votou sim pela retirada de Dilma. No estado onde a maioria da população, segundo pesquisas, pretende votar no PT, será um desafio enorme para a candidata conseguir conquistar votos com esse eleitorado.

Quem viver, verá.

Comments are closed.