Holandês que viajava pelo Brasil num veleiro é morto em assalto em São Luís - Marrapá

Geral

Holandês que viajava pelo Brasil num veleiro é morto em assalto em São Luís

Folha de São Paulo, com edição

Um holandês de 60 anos foi morto na madrugada deste domingo (15) com um tiro no peito, a bordo de seu veleiro, após uma tentativa de assalto na baía de São Marcos, em São Luís (MA).

Homem foi verificar o que tinha ocorrido em seu barco, quando avistou três homens armados.
Homem foi verificar o que tinha ocorrido em seu barco, quando avistou três homens armados.

Ronald François Wolbeek estava no barco com sua namorada, a também holandesa Maria Rawie, 69. O casal viajava pelo Brasil desde dezembro e tinha chegado a São Luís na tarde de sábado (14) para comemorar o “Valentine’s Day” (dia dos namorados em vários países).

Maria, que estava na parte de baixo da cabine do veleiro, não ficou ferida na ação. Em depoimento à polícia, ela contou que o casal foi acordado por volta de 1h deste domingo, quando o alarme da embarcação disparou.

Wolbeek foi verificar o que tinha acontecido e encontrou dois homens armados que entraram no barco para assaltá-los. Depois de discutirem, dois tiros foram disparados. Um deles acertou o holandês.

Ainda segundo a namorada da vítima, em depoimento dado à polícia, os suspeitos fugiram logo após os disparos em uma pequena embarcação que era pilotada por um terceiro homem. Nada foi roubado.

A mulher, então, colocou o namorado ferido no bote salva-vidas e tentou remar até a praia mais próxima. Como não conseguiu, pulou do bote e nadou até a praia, onde foi socorrida por policiais militares.

Segundo a Polícia Civil, Maria Rawie foi encaminhada para fazer exame toxicológico e residuográfico, que identifica a presença de pólvora em suas mãos. A polícia investiga ainda se houve luta dentro do veleiro.

Há dois anos, de acordo com a Polícia Civil, um caso parecido ocorreu na região envolvendo um americano. Na época, foram identificados seis responsáveis, que foram condenados. Como acabaram soltos, eles são considerados os principais suspeitos do crime desta madrugada.

Comments are closed.