Governo recebe moradores do Itaqui-Bacanga para tratar da obra na barragem - Marrapá

Geral

Governo recebe moradores do Itaqui-Bacanga para tratar da obra na barragem

Lideranças do Itaqui-Bacanga elogiaram ação do Governo do Estado
Lideranças do Itaqui-Bacanga elogiaram ação do Governo do Estado

Uma comissão de moradores da área Itaqui-Bacanga foi recebida na Secretaria de Estado de Infraestrutura nesta segunda-feira (9), para tratar sobre a obra de recuperação da Barragem do Bacanga. O grupo foi recebido pelo secretário Clayton Noleto e pelo subsecretário Ednaldo Neves que ouviram as demandas da comunidade e explicaram as medidas já executadas e as próximas ações para a recuperação da barragem.

No dia 17 de setembro deste ano o cabo de aço que sustentava a única comporta em funcionamento na Barragem do Bacanga se rompeu, devido à falta de manutenção das gestões anteriores. Uma segunda comporta está também danificada há mais de dez anos. Imediatamente após a queda da comporta, o Governo do Estado iniciou uma operação emergencial para evitar que as áreas próximas fossem alagadas. Uma barreira de pedras foi erguida para evitar a inundação pela maré e o retorno da água do lago formado pela barragem. Durante essa operação, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil monitoraram a situação nessas áreas e prestaram todas as orientações à população. Um plano de evacuação emergencial da área foi montado, no caso de haver inundações, o que acabou não ocorrendo devido à ação emergencial na barragem.

Na reunião com a equipe da Sinfra, os moradores do Sá Viana explicaram que muitas famílias tiram seu sustento da pesca no Rio Bacanga e que, por isso, gostariam de saber sobre o andamento da obra. Segundo eles, os pescadores têm receio que com a chegada do período chuvoso a barragem fechada para a execução da obra traga de volta o risco de alagamentos ou provoque a mortandade de peixes.

O secretário Clayton Noleto explicou que além de fazer a ação emergencial, evitando que os bairros ficassem alagados, a Sinfra também já tomou providências para realizar um serviço definitivo de recuperação da barragem. Ele informou ainda que está sendo finalizado o processo de contratação da empresa para a obra e que o contrato deve ser assinado esta semana. “Assim que soubemos da queda da comporta da barragem iniciamos uma ação emergencial a fim de evitar o alagamento das casas. Após essa etapa, iniciamos o processo de contratação da empresa para a recuperação definitiva, tanto da comporta que quebrou quanto da outra que está parada há mais de dez anos”, explicou.

Clayton Noleto disse ainda que a preocupação dos pescadores e moradores da área é pertinente, mas que a obra vai ser iniciada dentro dos próximos dias, já que a empresa já foi contratada e a obra deve ser iniciada nos próximos dias. “Entendemos a preocupação da comunidade, dos pescadores, e estamos recebendo todos aqui na Sinfra para explicar o andamento, o trâmite burocrático. Essa é a determinação do governador Flávio Dino: ouvir a comunidade, dialogar e buscar a solução para os problemas”, finalizou.

O presidente da União de Moradores do Sá Viana, Alex Rodrigues, vê como positivo o resultado da reunião com a Sinfra. “A gente só tem a agradecer, pois o Governo do Estado sempre nos deu muita atenção durante esse período e não houve alagamentos nem morte dos peixes. E agora estamos satisfeitos, pois saímos com o compromisso de que a recuperação da barragem já vai começar”, declarou.

Comments are closed.