Favorecido com decisão de Clésio Cunha, "amigo íntimo" de Nelma Sarney também trabalhou e doou para Edilázio - Marrapá

Geral

Favorecido com decisão de Clésio Cunha, “amigo íntimo” de Nelma Sarney também trabalhou e doou para Edilázio

O tabelião José Mauro Bezerra Arouche, ex-assessor e “amigo íntimo” de Nelma Sarney, pivô do processo que a desembargadora responde no Conselho Nacional de Justiça, também foi nomeado no gabinete do deputado estadual Edilázio Júnior, genro da magistrada.

Segundo a denúncia aceita pela ministra Nancy Andrighi, Corregedora Nacional de Justiça, Nelma e o juiz Clésio Cunha Coelho atuaram para favorecer José Mauro Bezerra Arouche na ação (9793/2014) em que ele contesta a reprovação em concurso público para tabelião. A Comissão de concurso o reprovou por não atingir a nota mínima de corte, porém na Justiça garantiu a nomeação.

O vínculo institucional direto entre a desembargadora e José Mauro Bezerra Arouche perdurou por 18 anos, 6 meses e 26 dias, sempre exercendo funções de confiança no Tribunal de Justiça, segundo constatou relatório de denuncia da Associação dos Titulares de Cartório do Maranhão (ACT/MA). Através dessa proximidade, ele também garantiu emprego para a irmã, Marlla Maria Barbosa e seu sobrinho, Rafael Arouche Ferreira.

Em função dessa proximidade, no ano de 2014, José Mauro foi nomeado no gabinete do deputado Edilázio Júnior para exercer o cargo em Comissão Símbolo Isolado de Técnico Parlamentar Especial, junto à Assembleia Legislativa, até ser exonerado em 01.01.2016, quando conseguiu que fosse outorgada a delegação da serventia extrajudicial de Buriticupu.

O tabelião ainda consta na lista de doadores da campanha de Edilázio em 2010, com a contribuição de R$ 10 mil.

Comments are closed.