Eleito melhor governador do Brasil, Flávio Dino incomoda Bolsonaro - Marrapá

Destaque

Eleito melhor governador do Brasil, Flávio Dino incomoda Bolsonaro

Uma declaração do presidente Jair Bolsonaro captada acidentalmente nesta sexta-feira (19) mostra que ele está incomodado com o governador do Maranhão, Flávio Dino, e também com João Azevedo, governador da Paraíba.

O áudio permite apenas duas interpretações. Em ambas, Bolsonaro ataca tanto o governador do Maranhão quanto o da Paraíba. E nas duas ele prega boicote do governo federal a um dos Estados – o que é inconstitucional.

Pode ser entendido que Bolsonaro diz: “Desses ‘governador paraíba’, o pior é o que é do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”. Nesse caso, ele estaria usando o termo “paraíba” para se referir aos nordestinos de modo geral, o que revela preconceito.

Ou pode ser entendido: “Esse governador de Paraíba é pior do que o de Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”.

A declaração havia sido dada reservadamente ao ministro Onix Lorenzoni, da Casa Civil, antes de começar uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Aparentemente, o presidente não percebeu que o microfone estava aberto.

Incômodo

O gesto ocorre logo após Flávio Dino ter o governador mais bem avaliado pelos líderes partidários do Congresso Nacional, de acordo com pesquisa do site Congresso em Foco, especializado na cobertura parlamentar.

Além disso, Dino foi eleito por três vezes seguidas o governador que mais cumpriu promessas de campanha em todo o Brasil, de acordo com estudo do site G1, do Grupo Globo.

O governador do Maranhão também tem uma das maiores aprovações populares do país. Pesquisa feita pelo Jornal Pequeno mostra que ele é aprovado por 55% dos entrevistados em São Luís.

Flávio Dino tem feito publicamente diversas críticas a Bolsonaro, principalmente em relação à questão social.