Descaso do governo Roseana Sarney comprometeu estrutura do Convento das Merces - Marrapá

No Banner to display


Geral

Descaso do governo Roseana Sarney comprometeu estrutura do Convento das Merces

NaelReis_ReuniaoConventoDasMerces (3)Erguido em 1654 pelo padre Antônio Vieira, o Convento das Mercês, que atualmente abriga a Fundação da Memória Republicana Brasileira, corre o risco de desabar.

Na reunião realizada na tarde desta segunda-feira (19), foi solicitada pela comissão de membros do governo Flávio Dino uma vistoria do Corpo de Bombeiros para identificar a situação estrutural do prédio.

Desde o ano de 2012, um laudo técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) cobrou providências para a reconstrução do local tombado como patrimônio histórico. O parecer assinado pela superintendente regional do órgão, Kátia Bogéa, aponta inúmeros problemas que foram ignorados pela administração do convento no decorrer dos anos.

No segundo semestre do ano passado, no apagar das luzes da gestão de Roseana Sarney (PMDB), o Palácio dos Leões chegou a abrir licitação para iniciar a reforma. O processo, no entanto, não foi levado adiante.

Atualmente, uma parte da estrutura do Convento das Mercês está comprometida, escorada por vigas de madeira, em razão da falta de interesse do governo anterior em seguir com a restauração do imóvel.

Chega a soar imoral, portanto, que o grupo político que deixou o prédio deteriorar-se com a ação do tempo, reivindique que este seja financiado com recursos da educação para cultuar pelos séculos dos séculos o oligarca José Sarney (PMDB).