Crise do senado no clã Sarney tem como objetivo retirar PRTB de Maura Jorge - Marrapá

Destaque

Crise do senado no clã Sarney tem como objetivo retirar PRTB de Maura Jorge

A crise instalada no seio do clã Sarney sobre o boicote à candidatura de Edison Lobão ao Senado tem como pano de fundo a cooptação do PRTB para a candidatura de Roseana ao governo. Atualmente com Maura Jorge, o partido é controlado por Márcio Coutinho, nome ligado à família Lobão.

O objetivo da oligarquia Sarney é chantagear Edison Lobão com o argumento de que aliados da ex-governadora Roseana admitem que não apoiarão a reeleição do senador. Tudo para que o PRTB possa dar musculatura à candidatura da “princesa da oligarquia” e, ao mesmo tempo, esvazie Maura Jorge, que já começa a incomodar o clã.

A estratégia cumpre múltiplos papeis de interesses do grupo Sarney, já que, na cabeça de Sarney Filho, Edison Lobão é o seu principal concorrente, caso sobre alguma vaga para que a chapa de Roseana eleja algum senador.

De qualquer forma, a tática visa lucros políticos para o clã Sarney, pois se o PRTB não ceder à pressão e compor com Maura Jorge, Lobão será boicotado, o que é bom para Sarney Filho.

Caso o senador consiga demover Márcio Coutinho da ideia de o PRTB apoiar Maura Jorge, a família Sarney terá mais um partido para apoiar a candidatura de Roseana.

Resta a Lobão agora decidir se pensará no grupo, que tem dado mostras de fissura por causa da sobrevivência política dos seus membros, ou se seguirá com seu projeto pessoal, que passa pelo apoio do PRTB mesmo em outra chapa que não a de Roseana.

Comments are closed.