Criar Guarda Nacional é mais eficiente que endurecer penas, diz Flávio Dino na GloboNews - Marrapá

Destaque

Criar Guarda Nacional é mais eficiente que endurecer penas, diz Flávio Dino na GloboNews

O debate sobre o endurecimento das penas para criminosos no Brasil é uma cortina de fumaça que ofusca questões muito mais importantes. Essa foi uma das avaliações feitas pelo governador Flávio Dino durante entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (16).

“Em vez de demagogia e coisas puramente retóricas, é preciso cuidar dos problemas reais”, disse o governador.

Ele deu um exemplo prático: “O criminoso não vai consultar o Código Penal para calcular a pena [dos crimes que vai cometer], isso não resolve o problema”.

Flávio defendeu a criação da Guarda Nacional. Seria uma força com 10 mil integrantes. Ela atuaria em casos de necessidade nos Estados e municípios. Hoje, a Força Nacional de Segurança faz papel parecido, mas com poucos profissionais.

O governador citou o caso do Ceará, que vive uma crise de segurança. “O Ceará tem 19 mil homens da força do Estado. E o governo federal mandou 300, 400 homens da Força Nacional. É um pingo no oceano”, disse.

De acordo com o governador do Maranhão, uma das fontes de financiamento da Guarda Nacional seriam recursos que hoje vão para as Forças Armadas. “Podemos reduzir um pouco as Forças Armadas. Me parece que não devemos viver nenhuma guerra com nenhum país fronteiriço tão cedo. Podemos reduzir gastos com isso e criar a Guarda Nacional. Isso, sim, ajudaria efetivamente os Estados”.

“Eu defendo a criação da Guarda Nacional, como existe no Canadá, por exemplo. Seriam 10 mil integrantes para ajudar de verdade os Estados em momento de crise e para dar conta do que a Polícia Federal e as Forças Armadas não podem ou não querem fazer”, resumiu.

Ela ainda pediu atenção ao Sistema Único e ao Fundo de Segurança Pública, regulamentados em 2018, durante o governo Michel Temer.

7 Comnetários

  1. Mais cabide de empregos ????? O QUE PRECISA É O ESTADO GOVERNAR O ESTADO , IMPOR A LEI NAS PENITENCIÁRIAS , PRESÍDIOS—A LEI —( não os maus tratos —somente a LEI —-) agora os presos fazem o que quer——usam drogas, vendem drogas, celulares aos milhares, encontro íntimo ( virou MOTEL) uma farra total —visitas as centenas——não tem ordem , nem disciplina ……..O QUE FALTA NO BRASIL APLICAR A LEI para todos inclusive para os eternos honoráveis bandidos–POLÍTICOS-corruptos–ladrões e ladrona de bilhões do povo brasileiro.

  2. Os dados estão ai pra quem quiser ver. quanta competência desse governador ehehe ,Cada vez mais pobre,o nosso estado isso é fato !!

  3. Flávio Dino prega o que ele não faz!
    Não devia nem se meter no assunto segurança pública. Tem quase 2 mil soldados formados não nomeados do concurso eleitoreiro que ele fez da PM. Faça primeiro o dever de casa pra depois poder falar dos outros governador! O seu segundo mandato já chegou, dessa forma não vai atingir 1% de votos pra presidente. O aprovados na polícia civil, Detran e polícia militar pedem socorro!

Comments are closed.