Criada petição pública contra PLS de Roberto Rocha que visa alterar os limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Marrapá

Destaque

Criada petição pública contra PLS de Roberto Rocha que visa alterar os limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Uma petição pública foi criada no portal peticaopublica.com.br contra a proposta do projeto de Lei do Senado 465/18 prevê que o Parque dos Lençóis Maranhenses, que hoje tem 156.608,16 hectares, passe a ter 161.409 hectares. Ela é endereçada ao senador Roberto Rocha (PSDB).

A iniciativa explica que para que isso ocorra será necessária a exploração de áreas protegidas e a retirada de mais de 2.000 moradores (que por outras razões moram em locais que fazem parte da unidade de conservação).

“Essa tentativa de urbanizar áreas de biomas -principalmente em um país em subdesenvolvimento, que não possui fiscalização ambiental de qualidade – compromete desde possíveis danos ambientais à própria existência do parque”, diz o texto da petição.

“O turismo sustentável, como citado no projeto, é uma iniciativa plausível por parte do senador Roberto Rocha. Mas certamente precisa ser repensado e reelaborado, pois sendo ‘sustentável’, não deveria afetar diretamente o ecossistema e as comunidades que vivem lá. Isso mostra que a dimensão econômica está se sobrepondo aos aspectos ambientais de preservação”, continua o texto.

A petição reitera ainda que o turismo deve ser incentivado de forma que a preservação fique integralmente assegurada, fortalecendo os investimentos em locais apropriados.

Para votar contra a PLS incentivada por roberto Rocha basta acessar o link https://peticaopublica.com.br/?pi=BR113649.