Bolsonaro vai encarar governadores unidos no Nordeste - Marrapá

Destaque

Bolsonaro vai encarar governadores unidos no Nordeste

Depois de quase cinco meses de governo, na sexta-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro desembarca em Recife (RN) para sua primeira viagem ao Nordeste. Na mala, deve anunciar um pacote de medidas para a região. Ele mais os nove governadores nordestinos participam da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene.

Os governadores de Minas Gerais e Espírito Santo também estarão no encontro. Um grupo de trabalho do conselho se reúne há mais de 12 meses para elaborar o primeiro plano de desenvolvimento para a região.

Segundo o superintendente da Sudene, Mário Gordilho, os governadores foram “extremamente receptivos” ao diálogo com o grupo de trabalho. “Eles sabem que não têm verba para suprir, sozinhos, as necessidades”, disse ao BR18.

Para tentar se contrapor ao que veem como isolamento da região junto ao governo federal, os nove governadores falam em criar uma aliança política. O primeiro passo nessa direção foi o Consórcio Nordeste, criado em março com objetivo de gerar cooperação e atrair investimentos.

“O Nordeste é uma região que sabe o que quer. Temos a novidade de um Consórcio que é coordenado pelos 9 governadores e com qualificadas Câmaras Técnica em cada área para o Desenvolvimento Econômico ou Social do Nordeste, com projetos claros para cada Estado e integrados com a Região”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) ao BR18.

O relançamento da Sudene é visto como o segundo passo para fortalecer essa união. Na avaliação do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a Sudene é o espaço para a voz dos Estados ser ouvida. “O Brasil não pode mais ficar parado. Espero que haja uma agenda de investimentos e de geração de empregos”, afirmou ao BR18.

O governador se diz otimista com a reunião da próxima sexta. “Espero que o plano Nordeste avance”, disse. Na manhã desta quarta-feira, 22, Bolsonaro está reunido em um café da manhã com a bancada do Nordeste. (BR18)

Comantário

  1. Governadores ptralhas esquerdalhas comunistas…..amam o SANTO LULA LADRÃO presidiário……vamos desenvolver o NORDESTE única região Ptralha do Brasil . Brasil acima de tudo Deus acima de todos.

Comments are closed.