Alcântara: Parlamentares do MA vão à Guiana Francesa medir impactos do uso de Base Espacial - Marrapá

Destaque

Alcântara: Parlamentares do MA vão à Guiana Francesa medir impactos do uso de Base Espacial

Um grupo formado por 21 parlamentares maranhenses, representantes do Governo do Maranhão, Assembleia Legislativa do Estado e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) irão ao Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, nos próximos 3 e 4 de junho.

A viagem, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Comunicações (MCTCI), deve ser um primeiro passo do governo para tentar destravar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), firmado em março, entre o Brasil e os Estados Unidos, para uso comercial da Base Espacial de Alcântara.

Além de conhecer de perto o espaço dedicado a lançamentos no território franco-guianês, a expectativa é que a comitiva tenha a oportunidade de entender mais a fundo os impactos socioeconômicos da implantação da Base no território vizinho.

À frente do grupo estará o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), que irá na condição de presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, substituindo o deputado Félix Mendonça Júnior (PTD-BA). (Revista Fórum)