Destaques

Prestígio de Sarney no Maranhão pode estar com os dias contados

Revista Exame  – Basta acessar a internet: procurando “José Sarney” e “Maranhão” no campo de mapas, aparecem dezenas de ruas, praças, avenidas, escolas e até uma cidade batizadas com o nome do ex-presidente. O número de homenagens, no entanto, já diminuiu.

A Assembleia Legislativa aprovou terça-feira, 17, a realização de plebiscito para alterar a nomenclatura do município que homenageia o ex-presidente da República.

De acordo com o projeto de Decreto Legislativo Nº 009/2017 do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), aliado de Dino, o objetivo é regularizar o nome da cidade. Segundo o parlamentar, a Constituição proíbe que o nome de pessoas vivas seja atribuído a bens públicos de qualquer natureza. O que inclui municípios.

Para Bira do Pindaré, a cidade deve se chamar Pimenta do Maranhão. “É preciso também devolver o nome original do povoado que deu início ao município, cujo nome era Pimenta.”

Com pouco mais de 17 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, Presidente Sarney foi criada em 1994 pelo então governador José Ribamar Fiquene (morto em 2011, mas também nome de município maranhense desde 1994).

A nova cidade foi desmembrada de Pinheiro, cidade natal de Sarney, e no ano passado, tinha o pior Índice do Bem-Estar Urbano (Ibeu), criado pelo Observatório das Metrópoles.

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), neto do peemedebista, disse acreditar que o projeto é mais uma perseguição de Dino à sua família.

“Eu acho que é uma proposta que tem influência do governador. Bira nunca fez nada produtivo e agora ele inventa essa história de mudar nome de município. Mas eu acho que não vai haver mudança, o povo não que trocar o nome.”

Para que Presidente Sarney se torne Pimenta do Maranhão, a população deve aprovar a mudança em plebiscito, a ser realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) em data ainda não determinada.

Lobão ou Ribeirãozinho? Além de Sarney, o senador Edison Lobão (PMDB) também pode deixar de ser nome de cidade. Desde 2013, tramita na Assembleia Legislativa projeto para mudar o nome do município de Governador Edison Lobão para Ribeirãozinho.

 

8 Comnetários

  1. Com a ultima palavra a população dos municípios. O progresso depende de vocês

  2. Eu tenho uma sugestão para esse impasse. Se é vedada a homenagem à pessoas vivas, basta o velho oligarca se matar…
    Não se perde tempo nem dinheiro com plebiscito e mantém-se a justa homenagem a um político de caráter subdesenvolvido, dando seu nome a um dos município mais pobres e subdesenvolvidos do país.
    Se por ventura , algum dia, o município alcançar um nível de desenvolvimento que não justifique mais a homenagem, aí torna-se justa a mudança de nome.

    1. Eu confesso que entendi porra nenhuma. Quer dizer que Sarney podem mudar para Pimenta do Maranhão, dai o velho morre e volta o nome Presidente Sarney. Eita obsceção.

  3. Essa Paupérrima cidade, nunca recebeu um beneficio desse cidadão, a população é que deveria se manifestar e pedir a troca de nome, que é uma aberração e afronta aos cidadãos dignos dela.

Comments are closed.