Destaques

Lobato enquadra sarno-petistas

“O momento que vivemos exige posição clara e firme para enfrentar golpistas e oligarquias”. Foi com essas palavras que o presidente estadual do PT, Augusto Lobato, reagiu a uma tentativa da corrente sarno-petista em desqualificar a atual aliança com o PCdoB e a participação do partido no Governo do Maranhão.

Em nota lançada no último sábado (09), o Coletivo Construindo um Novo Brasil (CNB), movimento do PT maranhense formado por militantes que apoiaram o governo Roseana Sarney, afirmou que as recentes indicações da ex-deputada Terezinha Fernandes (PT) para a Secretaria Estadual da Mulher e do delegado Lawrence de Melo Pereira (PT) para a agência de Mobilidade Urbana (MOB), não significam aumento de espaço da legenda na administração do Estado. O Coletivo ainda defende candidatura própria ao governo.

Essa corrente sarno-petista foi responsável por um gesto autoritário em 2010, quando a maioria dos filiados havia aprovado a candidatura de Flavio Dino e indicado Teresinha Fernandes à vice. Aliançado com o grupo Sarney, a CNB através da direção nacional anulou votação na época e o PT acabou apoiando Roseana nas eleições. De forma cínica, hoje essa corrente acusa Lobato da mesma prática.

deputado estadual Zé Inácio, sarno-petista que lidera a CNB

Lobato reuniu pelo menos 8 movimentos para assinarem uma carta/resposta desqualificando a CNB, liderada pelo deputado estadual Zé Inácio (PT), derrotado nas eleições internas neste ano e que por muito anos se esbaldou no governo passado quando era presidente do Incra.

“O compromisso desse campo é o fortalecimento do PT com a renovação e ampliação das bancadas estadual e federal, construção da candidatura vitoriosa do companheiro Lula e da reeleição do companheiro Flávio Dino. Por isso, não defendemos candidatura própria, que só tende a colaborar com a estratégia sarneista de volta ao Palácio dos Leões”, diz trecho da carta divulgada pela direção estadual.

Por fim, o dirigente partidário ressaltou mais uma vez a necessidade de não aceitar a volta da oligarquia Sarney. “Certos de que a construção do protagonismo petista exigirá firmeza ideológica e construção coletiva capazes de não aceitar o retrocesso oligárquico no Maranhão, renovamos a esperança na construção do socialismo”.

Leia a nota na integra

Prezados companheiras e companheiros do PT,

O Governador Flávio Dino, no uso de suas prerrogativas, convidou Teresinha Fernandes e Lawrence Melo para duas pastas estratégicas no combate à desigualdade social e de gênero e na promoção da mobilidade e acessibilidade. Esta decisão do governador decorre do esforço liderado pelo presidente estadual Augusto Lobato e demais forças que compõem esse novo momento da gestão partidária que buscam ampliar os espaços do PT no Governo Estadual e posicionar o PT no embate eleitoral de 2018.

O convite do governador contempla tanto o campo do Muda PT, do qual integra a Resistencia Petista, como o campo majoritário da CNB, representado pelo agrupamento Articulação Maranhão. No último encontro estadual, se formou uma nova maioria no PT, que representa 67% do partido e elegeu Lobato presidente do Diretório Regional, com a forte e decisiva participação da CNB/Articulação Maranhão.

O compromisso desse campo é o fortalecimento do PT com a renovação e ampliação das bancadas estadual e federal, construção da candidatura vitoriosa do companheiro Lula e da reeleição do companheiro Flávio Dino. Por isso, não defendemos candidatura própria, que só tende a colaborar com a estratégia sarneista de volta ao Palácio dos Leões. O momento que vivemos exige posição clara e firme para enfrentar golpistas e oligarquias.

Ademais, o advogado Salvio Dino retornou à militância do PT com os mesmos propósitos ora firmados e não teve qualquer ingerência sobre atos de indicação ou nomeação feitos pelo Partido ou pelo Governo, sendo inquestionável o seu compromisso ético, à vista de sua trajetória partidária e profissional.

Ao contrario do que afirma nota do agrupamento da CNB, do qual o deputado José Inácio é sua principal liderança, a participação do PT no Governo de Roseana Sarney decorreu de uma ação da direção nacional contra a decisão soberana do encontro estadual do PT que tinha aprovado a candidatura de Flavio Dino ao Governo do Estado e indicado Teresinha Fernandes à vice, numa chapa majoritária que reunia todas as condições de vitória.

A escolha dos secretários no governo Roseana não passou pelos fóruns do partido. Foi decisão dessa mesma CNB que, hoje, reclama da posição do presidente Augusto Lobato, que cumpre papel firme, partidário e focado no fortalecimento do PT e do campo democrático e popular no estado, cujo resultado tende a reposicionar o PT na construção da estratégia de 2018. Para tanto, é preciso fortalecer o PT na arena política do Estado. Certos de que a construção do protagonismo petista exigirá firmeza ideológica e construção coletiva capazes de não aceitar o retrocesso oligárquico no Maranhão, renovamos a esperança na construção do socialismo.

Assinam:

Corrente políticas internas que asseguram nova maioria política no Partido.

Articulação de Esquerda

Democracia Socialista

CNB/Articulação Maranhão

Militância Socialista

Movimento PT

Reage PT

Mensagem ao Partido

Coletivo Piracema

4 Comnetários

  1. Lobato já conseguiu o que queria! UM EMPREGO! Petista está sempre atrás de uma boquinha.

  2. Boa tarde,
    eu sou Clemilton Ferraz, assim como muitos militantes do PT, faço parte as corrente CNB, onde tenho orgulho de compor, já comentei muito a respeito sobre esse assunto, da conjuntura politica do nosso partido.
    mas só para lembrar em 2008, essa mesma CNB, coligou com o PC do B, onde o então juiz de direito Flavio Dino foi candidato a prefeito em São Luis , contra gosto das correntes, Articulação de Esquerda, Democracia Socialista, Militância Socialista, Movimento PT, Reage PT corrente essa que apoiaram na época o BIRA (perderam eleição interna do PT). e foram apoiar o candidato do psdb (João castelo), quem não lembra.
    então a corrente CNB, no uso de suas obrigações fez uma carta de esclarecimento sobre, o ocorrido, onde uma pessoa que se filiou em nosso partido pouco mas de um mês se tornou secretario de estado a mando de forças externa do partido.
    essa foi a nota da carta e tenho certeza que militante de grande lutas do nosso partido mesmo não sendo da corrente CNB, tbm estão muito chateado com o comando do nosso.
    partido. (comando aqui não é só o presidente, e sim toda a executiva do nosso partido)
    Clemilton Ferraz

  3. Depois de apunhalar a Dilma e o PT pelas costas agora querem o apoio do PT é muita cara de pau pra poucas pessoas quando a rosengana precisou do PT na última eleição dela porque se não fosse o PT ela jamais ganharia pronto o PT apoiou Quando o PT precisou deles eles apunhalaram o PT e a Dilma pelas costas todos os Sarneysta votaram a favor do golpe contra a Dilma e votaram agora a favor do golpista temer tavam a todo custo tentando destruí o PT . Como é que agora esse pessoal tem o sinismo e a cara de pau de tá atrás do PT ô povinho discarado

  4. pra quem não lenbra basta ver que o Sarney votou no Aécio tendo do partido dele o candidato a viçe e ai essa quadrilha ainda quer apoio do PT temos que reagir sim e ter coragem de de colocar todos os traidores golpista E OPORTUNIS EM UMA LISTA EXCLUAS AS QUE ESTIVERMOS TEMOS QUE APOIAR QUEM NOS APOIAM POR TANTO FORA TODOS OS GOLPISTAS E QUE VÃO JUNTOS OS QUE MORREM DE PAIXÃO SAUDOSISMOS NÃO QUEMOS MAIS DE VOLTA AQUELES QUE NUNCA DEVERIAM TER PASSADOS POR COMANDO DE NOSSO ESTADO

Comments are closed.