Destaques

Caso Alanna revela a incapacidade pericial da Polícia do MA

O caso da menina Alanna Ludmila, de 10 anos, encontrada morta no quintal de casa na manhã de ontem (03) mostrou o despreparo da Polícia do Maranhão em relação à investigação e pericia, deficiência que muitas vezes permite a fuga de suspeitos e até mesmo que casos não sejam esclarecidos.

Alanna sumiu na quarta-feira (01) quando a polícia foi acionada pela família. Policiais militares e civis estiveram na casa, conversaram com a mãe, Jaciana Borges, com o principal suspeito, o padrasto Roberth Serejo, mas incrivelmente não vasculharam a residência, quando qualquer leigo no assunto ou fã da série americana CSI sabe que se trata de uma ação básica.

O corpo de Alanna foi achado por populares que sentiram o mau cheiro do processo de decomposição, invadiram a residência e em poucos minutos avistaram a cova rasa utilizada pelo autor do crime para esconder a menina morta.

Outro detalhe: a garota foi agredida, provavelmente dentro da própria casa, ou seja, não tinham marcas de sangue no local?

Obviamente que muitos detalhes ainda não foram divulgados, mas não é preciso ser uma especialista em segurança para diagnosticar a atuação desastrosa da equipe de investigação, que propiciou a oportunidade do principal suspeito empreender fuga.

Infelizmente, além do baixo efetivo policial, o Maranhão ainda precisa evoluir muito em técnicas periciais e acima de tudo em profissionais capazes de obter a percepção necessária para solucionar crimes de forma ágil e com robustez de provas.

66 Comnetários

    1. Concordo com a reportagem, se fosse em outro país, com certeza teriam olhado o quintal, nessa hora todos são suspeitos. E isso com certeza é um despreparo. Precisa evoluir muito.

    2. Tudo o que ele falou está correto,o nosso estado não tem suporte para perícia ainda! Ele apenas está publicando um fato que ele achou importante.

    3. Com certeza deve ser algum policial frustrado pra responder dessa forma desastrosa a um jornalista que fez essa brilhante matéria.
      A polícia foi sim omissa em não fazer uma revista geral na casa, quintal e até solicitar autorização a justiça pra averiguar até a vida dos vizinhos.
      Criminosos são soltos todos os dias não só pela lei fraca, mas também pela falta de provas para mantê -los na cadeia e essas provas é de obrigação principalmente da Polícia levantar.

    4. Sinceramente eu concordo com a matéria pois no ver e da vizinhança q mora perto da residência da menina, acham a mesmo coisa, pois não a polícia q tinha q ter encontrado o corpo. Sinceramente muito fraca a ação da polícia.

    5. Fulano dos anzóis tu é baba ovo de polícia? É óbvio q foi um trabalho m*erda! Até pra achar e pegarem o assassino foi preciso terceiros… Se fosse uma perícia bem feita teriam achado o corpo,Zé ruela.

    6. Concordo plenamente com o repórter. Bastava um cão fajerador de cadáveres para encontrar a criança no primeiro instante em que entrasse nas proximidades da casa. E agora cadê os cães fajeradores de cadáveres e drogas.

      1. Kkkkkkkkkkkkkkk ta na cara que tu nao entende poha nenhuma cão farejador de cadaveres kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mds cao fareja drogas irmão sao preparados pra drogas irmão drogasssssss não pessoa ou se ta chamando a menina de droga?Kkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkk
        E mesmo que fareja-se o entulho mudaria o cheiro da roupa dela pro cão fareja né não ou sabidao no assunto?

  1. Quem fala mal da polícia é porque quer atingir a administração de Flávio Dino, Sarney acabou o Maranhão, Sarney GOLPISTA nunca mais.

    1. Rindo alto….incrível a capacidade de distorção do assunto abordado…meu fii, foca no despreparo da policia em encontrar um corpo da criança que estava bem embaixo do nariz deles…despreparo sim, seja qual for o governo!!

    2. Você ainda acha que a população está falando da incapacidade da perícia da polícia no caso Alanna pq querem agredir o governador Flávio Dino. Essas incompetências não são so do governo Dino não. Nunca existiram nos outros governos que eu saiba. Publicar essas incompetências é para mostrar para a população maranhense para ver se muda. É uma vergonha a perícia da polícia não encontrar o corpo da criança no quintal com marcas de terreno mexido. Foi preciso um morador de perto sentir o mal cheiro para descobrir que era o corpo da criança em decomposição.

  2. Fazer concurso para nível fundamental como está fazendo o Governo só mostra que entrarão mais combatentes despreparados futuramente na PM do Maranhão. Sabemos que a polícia militar do Maranhão é a polícia mais despreparada do Brasil.

    1. Melhor se informar antes de sair por aí escrevendo qualquer coisa. O concurso é para nível médio. Talvez você não saiba, mas no quadro da PM, soldados, graaaande parte dos policiais tem curso superior e, outra coisa, ter apenas ensino médio não quer dizer que esses profissionais não sejam capacitados para exercer sua função.

      1. Isso mesmo, grande parte dos policiais já tem nível superior. Acredito que não seja o grau de escolaridade que qualifica esses profissionais para tais funções, mas sim, um cursos profissionalizante da área específica. Até onde sei a polícia militar trabalha de forma ostensiva, não investiga muita coisa. Isso seria o trabalho da polícia civil, que possui perícia para esclarecer crimes assim. E, se não o fazem(como não fizeram nesse caso) é culpa dos governos que não oferecem qualificação específica para os profissionais que entram através de concurso. O despreparo não é só no governo atual, já se arrasta de longos anos! Só o que eu acho!

  3. Não precisa é ser da perícia pra ver tantos vácuos em uma historia mal contada e sim foi um um trabalho desastroso da polícia e perícia do MA. REPUGNANTE TANTOS PROFISSIONAIS NÃO SABEREM FAZER O TRABALHO QUE DEVERIA SER REALIZADO SEM FAZER MERDA

  4. Muito bonito isso q vergonha,isso é nosso governo q propiciona isso não qualificando os profissionais da área de segurança não é a toa q o Maranhão e visto como um estado onde a miséria prodomina e os outros índices estão sempre la em baixo

  5. Concordo com a matéria, repugnante e idiota e a opinião desse Senhor dos Anzóis.E lógico que as polícias Militar e Civil tiveram atuação vergonhosa.Eu se fosse profissional da área e tivesse atuado de forma tão incompetente me sentiria frustrada.

  6. Infelizmente isso é verdade, a polícia maranhense só presta pra ter status mesmo, acham que mandam no pedaço.
    A maioria da corporação é corrupta, incapaz, burra, inútil e indolente, e ainda querem muito respeito… Bando de preguiçosos que não resolvem nada. Poucas e louvadas são as exceções.

  7. Realmente a perícia policial tinha qassistir as séries criminais..para deduzir o óbvio..se não teve arrombamento pela porta da frente..logicamente poderia ter ocorrido pelos fundos.. examinar a residência na íntegra e logicamente o próprio quintal..Policiais do Maranhão estudem mais…erro grotesco!!

  8. Será que no momento da perícia no quintal já não havia sinais do entulho revirado que levantassem suspeitas? Não havia impressões digitais do agressor?
    Isto é FANTÁSTICO! !!!!

  9. Leandro. Você falou pouco, mas disse tudo! Acredidto que muitas pessoas fizeras os mesmos questionamentos levantados por você. Eu, inclusive.
    E até agora custo a aceitar a falta de preparo dos profissionais envolvidos na apuraçãdo desse crime.

  10. As faltas de Investimento em :Tecnologia pericial atualizada , treinamento das equipes, o baixo efetivo, sobrecarga de trabalho. São reflexos de uma cultura política
    corrupta praticada por todos os governos não só no Maranhão mais em todo o Brasil. Estamos vivendo uma escravidão pós moderna,onde os nossos senhores feudais são os nossos parlamentares, cercados de um aparato de segurança que só funciona em benefício deles pagos pelos impostos gerados pelo nosso trabalho pois, quando o cidadão que produz toda essa riqueza necessita eis aí a resposta (péssima qualidade dos serviços públicos).

  11. Acho que até descobriram rápido, pelo que percebo, em outros casos a situação é pior. Está reclamando do efetivo policial, no governo de Roseana Sarney, quase não nem delegacias. Tudas sucateadas

    José Fernandes

  12. Perícia no Brasil é seletiva. A garota era filha de pessoas humildes, o que não “justifica” a realização de prova pericial. Essa é a nossa triste realidade.

  13. Kkkkk não precisa ser bom observador pra saber que o comentário de raiva acima deve ser de um policial Civil q se sentiu ofendido. Kkkk

  14. Se trabalharam, o trabalho foi porco, porque não descobriram o corpo no quintal da casa. Eles não são peritos? Não aprenderam nada no curso que fizeram? Não existem desculpas para tal imperícia, falta de zelo profissional.

  15. A casa e o quintal foram revistados. O problema é que o corpo estava bem escondido, enterrado em entulho e, ainda, coberto por telhas empilhadas. Ele soube esconder direito. O corpo somente foi encontrado no dia seguinte, porque começou a feder. Além disso, na hora que os policiais olharam não tinha fedor algum, bem como a PC não conta com um cão farejador pra encontrar pessoas. Ressalte -se que a mãe é a família estão dando para a polícia informações de que a criança foi vista fora da casa, tendo inclusive ressaltado que a bolsa da criança foi achada a uma certa distância da casa, o que dava pra interpretar que estava viva e em outro lugar.

  16. Caro jornalista, desde o início venho falando para todos desse caso, do total despreparo da policial Militar, cível neste caso. Ficamos perplexos como o principal suspeito é liberado depois de um depoimento e não colocaram nenhuma pessoal para ficar na fiscalização dele. Outra coisa, como no quintal ao lado da casa cheio de entulhos, nenhum policial foi procurar, vasculhar….isso é revoltante.

  17. Você deve ser um PM, tudo o que se retrata nessa publicação é a mas pura verdade, tem pessoas que se finge de cega, eu concordo com essa matéria, polícia despreparada!

  18. Rapaz, quem descobriu tudo nesse foi a população, encontraram o corpo da menina e capturaram o bandidao. A polícia apareceu somente para protege-lo e levá-lo em segurança para o quartel. Está mais seguro que a agente.

  19. Até que enfim concordo com opiniões de blogueiros. a polícia está despreparada, em um vídeo de estabelecimento próximo ao local do assassinato, percebe se o autor do crime passando na rua , mas os policiais civis que estavam “examinando” o.video , não perceberam, moradores locais que o indetificram, pois os policiais estavam mexendo no celular

  20. A gente conhece a incompetencia da policia no Brasil e principalmente a do Maranhao, as vezes nao é preciso somente de bons recursos pra se faazer um bom trabalho, mas empenho naquilo q vc faz. Entao se vc nao se senti satisfeito com sua profissao deixa o cargo pois existe milhares de pessoas competentes q os quer. E visto q faltou competencia da policia sim!

    1. Tens razão,eles apontam as armas para as pessoas no carro com crianças no intuito de mostrar serviço,esses guardas novos são indiscretos falam que tem metas multam por tudo só para ganhar pontos,nessa meta deles vão causar acidentes e tragédia.os guardas mais antigos e mas velhos por ter mais esperiencia não agem assim até a comunicação é boa .

  21. Sinceramente, aqui no Maranhão tá muito longe de ter perito, perícia, até por que são todos, todos despreparados, se quer sabem dá um explicação, vivem de achismo tenho vergonha.

  22. Neto.
    Vcs precisam ver q o despreparo da policia do Maranhão e geral.A abordagem da polícia militar q eu presenciei no sábado na Av 14 no maiobãao foi algo absurdo

  23. Gostei dessa matéria! Fico feliz que não sou só eu que penso assim… assisto séries policiais americanas e vejo a diferença enorme no trabalho de lá e no nosso país. ( Ah! Mas é só ficção ) . Não é nada! É só uma série, porém fico maravilhada com o trabalho minucioso e detalhado.

  24. deveriam colocar no concurso diferentes tipos de peritos ..
    áreas diversas até na área das artes pra poder fazer retrato falado e desenhos do local.como a polícia de São Paulo e Paraná.

  25. Completamente despreparados em tudo!, só sabem fazer uma péssima abordagem em blitz andam apontando armar para os cidadãos ,essas soldadas são grosseiras e usam de abuso de poder . estão precisando fazer cursos e e mas aulas devem se prepararem mais antes que matem inocentes nas abordagens despreparados,fazem um caos no trânsito não passam segurança.

  26. Muita vergonha de tudo nesse Estado. Saúde. Educação. Segurança. Transporte . Cultura .
    Independentemente de quem governa, vocês moradores desse Estado tem que dar um basta. Já esqueceram do policial que matou na litorânea? e das escolas que estão um caos? Transporte com ônibus velhos e nem sequer projetos para metrô e trens? Segurança desastrosa! Cultura? Só chamam as panelinhas para viajar! Saúde ? Vai no interior do Estado!

  27. Ñ sou policial, mas, a polícia maranhense, com relação a outros Estados brasileiros q conheço ela, é eficiente sim. Todos nós temos falhas, mas, temos acertos, tanto q foi policiais q reconheceram o monstro, dentro da VAM. Fácil falar, difícil atuar em profissões q ñ se tem conhecimento.

  28. Infelizmente nos sentimos a mercê das ações dos bandidos que aumentam em quantidade e estão em toda parte e da incompetência ou deficiência de invertigadores preparados e atuantes nas suas profissões. Concordo com a matéria!

  29. O povo fala muita besteira. Crítica o trabalho é fácil a pm não tem autorização pra fazer buscar na residência de ninguém a não ser ser estiver em estado de fragrância agora quanto a busca na residência depoimento cabe a Civil. Agora tem uma ai que falam merda falando que o concurso a nível médio atrasa o Maranhão vai lá estuda seu curso superior e vai ser policial troca tiro com bandido ou fica na delegacia ver o bandido sair muita vezes primeiro que vc da delegacia e depois de quase 1 ano ser chamado pra audiência e ver que sua palavra não tem valor é o o promotor orienta o bandido é o Adv do bandido com fugir da lei e ser solto e rudes com a vida do pm. Só quem tá do outro lado pra saber.se polícial não é só proffprofissão e sim vocação. Vai lá abordar o bandido dom um bom dia e flores na mão enquanto eles estão com arma esperando um vacilo.

  30. A policia aqui do Maranhão so esta preparada pra pegar motorista trabalhador q ainda nao conseguiu pagar seu ipva ou licenciamento de veiculo…. ate averiguacao em onibus eles nao fazem. Armam barricada pra pararem os onibus e la dentro passam o cartao e descem de novo. Sem fazer nada.

  31. Materia infeliz. 1. o acusado tinha a chave, portanto, não houve arrombamento
    2. Ao serinformada sobre o desaparecimento, a Policia não pode nem deve agir como se fosse assassinato, pessoas desaparecem e aparecem o tempo todo.
    3. Para a Polícia adentrar na residência de alguem, tem que ter mandado.
    4. Para a Policia acusar alguem, tem que ter indícios plausíveis.
    5. Nos países onde tem as melhores polícias tem tambem uma sociedade que não encobre o crime nem sai linchando inocentes baseado em fuxicos.

  32. Polocia do ma na verdade esta voltadas as blitz…. pode rodar São Luis manhã tarde e noite que todas as avenidas estão com blitz…… enquanto isso o cidadão de bem as mulheres e as criancas estão a mercê da violencia…. otima materia….. muita incopetencia de nossa policia….. e vou mais loge, se a imprensa e as redes socias nao tivessem divulgado tanto, esse crime ficaria na impunidade ou se quer seria ivestigado…..

  33. A coletiva p apresentar a besta fera ontem parecia um teatro aí a pergunta que não quer calar o que foi mesmo que a secretaria de segurança fez nesse caso? O corpo da menina debaixo do nariz da polícia o assassino foi encontra já na boca da saida da cidade perto e certo de fugir e se não fosse um.policial que estava indo para um.laser ele teria fugido e sabe se la quando iria ser encontrado …resumindo muita propaganda muita mídia nessa segurança do estado muito bla Bla e babão

  34. Concordo com o Fernandes, e com todos os outros que notoriamente perceberam o quão é muito despreparada a polícia e, como foi dito eles exigem respeito, são coagidores, matem uma plena aparência de cumpridores da Laís e ordem, mas…kkkk
    Bom, a polícias só servem pra carregar armas e receber seus vencimentos e só são efetivamente cumpridores de suas funções qdo um deles são dado baixa, podem reparar qdo um membro é roubado, morto, ou sua a ação sofre resistência, ainda que excedendo suas funções todos se mobilizam e se unem em prol do seu bem comum. Infelizmente estamos nas mãos de uma segurança pública dúbia e de bandidos sinceros, olhem só que irônica realidade.

    1. Somos irmãos e protegemos uns aos outros acima de tudo. Para pessoas como você cumprimos nosso dever,… para nossos irmãos fazemos o impossível!

  35. Ninguém se iluda , ter polícia judiciária com pouco efetivo, pouco equipamento e pouca efetividade em solução de crimes não é só no Maranhão, este problema é nacional, menos de 5% dos crimes são solucionados no Brasil, no Maranhão é 2%. Aprendam a diferenciar tarefas da Polícia Militar de tarefas da Polícia Civil. Criticar é sempre fácil, difícil é realizar a tarefa.

  36. Nós precisamos de profissionais qualificados. Se tivermos profissionais concetezar o caso da menina já estaria resolvido, é muito falta de vegonha para o estado.
    Sinceramente tenho vegonha de ser maranhense .

  37. Realmente..a polícia está sem preparo dessa natureza.caso sem rastros,o mínimo q os agentes deveriam ter feito é uma minuciosa averiguação no local….eu disse o mínimo….

  38. Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Civis, a própria população… todos procuraram sem sucesso a menina, o que denunciou sua localização foi o mal cheiro, mal cheiro esse que não havia no dia das buscas. Com certeza houve falhas nas buscas, mas para os profissionais que passaram todo o dia empenhados em localizar a menina Allana (com fé que a encontrariam com vida) lerem a enxurrada de comentários depreciativos postados aqui é um pouco desestimulante.

  39. Quem está defendendo a perícia do Estado, certamente é pq faz parte da mesma, e é tendencioso ou corporativista, pra quem é leigo no assunto, deixo aqui alguns esclarecimentos:
    1- A perícia de local, é realizada:
    A) No Local imediato, que abrange o corpo de delito e seu entorno, geralmente aonde é encontrado a maioria dos vestígios do crime, que no caso em questão, seria a casa onde a Alanna residia.
    B) No Local mediato, que é a parte adjacentes ao local imediato, compreende toda região espacialmente próxima e geograficamente ligada ao local imediato, passivo de conter vestígios relacionados com a perícia em execução, que no caso Alanna, seria o quintal que ela foi encontrada.
    C) E ainda no Local Relacionado, que é todo e qualquer lugar sem ligação geográfica direta com o local de crime, mas que possa conter algum vestígio ou informações que possam ser relacionada ao contexto do exame pericial, podemos citar por exemplo, a casa do suspeito, que porventura pudesse conter lacres e sacos que foram utilizados na execução do crime.
    2- Existe ainda o exame perinecroscópico, que é realizado no corpo, no ambiente de local de crime, porém como não foi encontrado na perícia de local, só fora realizado após as perícias falhas iniciais, sendo que a situação do encontro do cadáver por populares, prejudicou o exame perinecroscópico, pois não foi preservado o local, havendo inclusive manipulação do corpo, o que pode ocasionar lesões inexistentes anteriormente, e macular a prova principal, que é o próprio corpo. Motivo este, que pode ocasionar até mesmo uma invalidação do exame, precisando apenas de um bom advogado que veja as terríveis brechas no nosso código penal, a fim de relaxar a prisão do suspeito, caso ele houvesse negado a autoria.
    Concluindo então, houve de fato falhas, falhas individuais, pois a perícia no nosso Estado vive de aparências, quem conhece por dentro, sabe que cobranças são muitas, mas de maneira direcionada, geralmente em sentido de perseguição, os bons e verdadeiros profissionais não tem vez e não são reconhecidos, sendo impedidos de está a frente da atual gestão dos órgãos periciais, meramente por questões políticas. Fica aqui o meu protesto.

  40. QUASE TODOS CULPANDO OS PERITOS E AUXILIARES NÉ, PERITO NAO COMPRA MATERIAL PARA SEUS TRABALHOS , ISSO É COISA DA SSP/MA. PERITO FAZ CURSO QUANDO É OFERECIDO PELA SSP/MA COMO QUE VCS ACHA Q SERIA UM POLICIAL PREPARADO PARA ISSO ? ACIMA DE TUDO ELES TEM UM CHEFE DO DEPARTAMENTO DE PERÍCIAS ELE É QUEM COMANDA NO LOCAL DE PERÍCIA . NÃO VI FALAR QUE TEVE APLICAÇÃO DE LUMINOL PRA SABER SE ENCONTRAVA SANGUE NA CASA . PARA ISSO TEM O CHEGA DO SETOR DE PERÍCIAS . COLOCAR O QUE ACHA NA INTERNET SOBRE PERÍCIAS É FÁCIL , QUERO VER É VC TRABALHAR SEM TER MATERIAL APROPRIADO E ISSO É CULPA DO PERITO ? ACHA Q ASSISTIR FILME É IGUAL A REALIDADE , VAI ESTUDAR PARA UM DIA QUEM SABER TENTAR TRABALHAR NO DEPARTAMENTO DE PERÍCIAS , DEPOIS VCS VOLTEM NO BLOG E COMENTE OK.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *