Publicidade  Prefeitura de São Luis

Destaque

‘A democracia é irreversível, e as perturbações serão superadas’, diz Sarney

Folha de São Paulo

Na iminência da eleição, o presidente que fez a transição da ditadura militar para a democracia não vê ameaças de retrocesso com a liderança de Jair Bolsonaro (PSL) na disputa.

Para José Sarney (MDB), 88, “o Brasil é hoje uma democracia consolidada e irreversível”.

O vice-presidente que assumiu o comando do Palácio do Planalto, em 1985, com a morte do titular eleito, Tancredo Neves, não quis dar entrevista sobre o momento brasileiro. Encaminhou à reportagem uma nota breve.

“Qualquer que seja o resultado das urnas, todas as perturbações da eleição serão superadas”, sentenciou.

Militar reformado, admirador dos presidentes generais e de símbolos da ditadura como o coronel torturador Brilhante Ustra, Bolsonaro desperta temores em diferentes volumes.

O adversário Fernando Haddad (PT) diz, em sua campanha, que o que está em jogo no país é justamente a continuidade ou não da democracia.

Segundo o Datafolha, metade do eleitorado vê possibilidade de o Brasil voltar a ser governado por uma ditadura.

Há outros setores menos alarmados com a ascensão do político de ultradireita. É o caso de Sarney.

“Como dizia Ortega y Gasset”, ensina o também ex-presidente do Senado, “o homem é o homem e sua circunstância. O cargo de presidente da República é uma instituição, maior que a pessoa do presidente”.

Recluso há anos, o grupo de Sarney sofreu uma dura derrota no Maranhão nesta eleição que rejeitou a política tradicional. Sua filha, Roseana, e seu caçula, Zequinha, perderam as disputas para o governo e o Senado, respectivamente.

4 Comnetários

  1. DITADURAS esses vagabundos do PT apoiam na Venezuela por exemplo… e aqui só falam em DEMOCRACIA… bando de VAGABUNDOS, CANALHAS… Cara de pau isso que vcs são… essa mídia vagabunda tá a serviço do Partido das TREVAS… engole o choro blogueiro de merda…. BOLSONARO será eleito amanhã… a maioria do povo de bem do nosso país já decidiu!!!

  2. o odio tem dividido nosso pais o odio nao vem de DEUS mais a populaçao nao e culpada e sim aqueles estao na frente transmitindo as desigualdade nos eleitores temos que observar o canditato que transmite o odio para que nos nao nos contaminamos e bem dificil mais e possivel

  3. Os eternos ladrões-ladrona—ratões-ratazana —OS HONORÁVEIS BANDIDOS—-ladrões de bilhões seja do Maranhão seja do Brasil estão em desespero, apavorados—-SEM FORO ……. AGORA É COM SERGIO MORO——- primeira instância a espera deles—-condenação e PRISÃO —VÃO TODOS PARA O ===GRANDE HOTEL PEDRINHAS—— pagar suas penas pelos roubos de bilhões do povo durante décadas ——PLANTOU TERÁ QUE COLHER—– estão no mato sem cachorro—– e agora ?????? sem foro…….SERGIO MORO.

Comments are closed.