Publicidade  Prefeitura de São Luis

Destaque

Envolvidos em sonegação fiscal e lavagem de dinheiro doam para campanha de Sarney Filho

O candidato ao Senado Sarney Filho (PV) recebeu doação de campanha de duas figuras para lá de controversas na política brasileira. São eles Miguel Ethel Sobrinho e Walter Luiz Teixeira, ambos denunciados em 2007 pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Miguel Ethel Sobrinho e Walter Luiz Teixeira doaram R$ 102 mil e R$ 95 mil, respectivamente, para a campanha ao Senado de Sarney Filho, conforme consta na prestação de contas oficial do candidato no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ambos são responsáveis por quase 10% do dinheiro arrecadado pelo filho de José Sarney até o momento.

Ex-presidente da Caixa Econômica quando Sarney era presidente, Miguel Ethel Sobrinho tornou-se amigo íntimo de Jorge Murad, marido de Roseana. Desde então, ele virou uma espécie de operador da família, e seu nome aparece em alguns escândalos envolvendo a oligarquia maranhense à nível nacional.

Até hoje, Ethel mantém influência no BNDES, ANEEL, Sudam e Anatel e se tornou bilionário desde que começou a trabalhar com José Sarney. Ele foi conselheiro da fundação que leva o nome do ex-presidente e esteve envolvido na transação entre Roseana, seu marido e o Banco Santos.

Em 2010, Miguel Ethel detinha 50% da Participa Empreendimentos, empresa que vendeu as ações dos shoppings São Luís (MA) e Nova América (RJ) à Bel-Sul, empresa administrada por Jorge Murad.

O ex-presidente da Caixa e seu sócio, Walter Luiz Teixeira –doadores da campanha de Sarney Filho – foram denunciados em 2007 pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Foram alvos da Operação Kaspar 2, que desmontou um esquema de remessa irregular de dólares ao exterior envolvendo bancos, doleiros e empresas.

Depois de enriquecer ao longo dos anos trabalhando com José Sarney, parece que Miguel Ethel Sobrinho agora está tendo que pagar a fatura de todas as benesses que recebeu do velho oligarca. E nada mais cômodo do que “pagar a dívida” doando para a campanha de Sarney Filho.

2 Comnetários

  1. EIS AÍ O FICHA LIMPÍSSIMA COMO ELE APREGOA.
    A HORA É ESTA DE NOS LUVRARMOS DOS SARNEYS, LOBÕES, MURAD ETC…
    SE OS NOVOS VÃO PRESTAR SÓ O TEMPO NOS DIRÁ MAS QUE TEMOS QUE DAR UMA BASTA, TEMOS.
    VAMOS NOS LIVRAR DESTES LADRÕES QUE NOS SUGAM A DÉCADAS.

Comments are closed.