Notícia

Roseana mentiu sobre IDH do Maranhão em entrevista à TV Globo

A entrevista concedida pela candidata Roseana Sarney (MDB) à TV Globo, realizada na manhã desta quinta-feira, 13, foi marcada por incongruências, divulgação de fake news e muita enrolação.

Ao ser questionada sobre alerta do IBGE em relação ao baixo índice de desenvolvimento do Maranhão, e sua corresponsabilidade nisso, ela afirmou que entregou, em 2010, um estado em médio desenvolvimento.

“Quando assumimos o governo pela primeira vez, em 1995, pelo IDH, o nosso Estado era considerado de baixo desenvolvimento. Em 2010, quando nós também estávamos no governo, o IDH do Maranhão passou a ser de médio desenvolvimento”, justificou a candidata.

Com base no mapa de evolução do IDH dos municípios, realizado pelo IBGE, em 1991 o IDH do Maranhão era o pior do Brasil, pontuando no volume morto de 0,357. No ano 2000, o Estado tinha o segundo pior IDH do país, 0,476, ficando atrás apenas do Piauí, 0,471.

Em 2010, de acordo com o IBGE, o IDH do Maranhão permanecia como o segundo pior do país, pontuando em 0,639, atrás apenas de Alagoas, 0,631. Ou seja, passado 15 anos, o Maranhão ainda alternava na rabeira da fila posições entre os estados mais pobres do Brasil.

Portanto, como a ex-governadora justifica que, em 2010, o Estado passou a ser de “médio desenvolvimento” se ocupava a segunda posição entre os piores IDH’s?

Outras inverdades foram contadas na entrevista sem que nenhum dos apresentadores rebatessem os dados apresentados, como de que “sempre temos melhorado o nosso Ideb”, “fizemos um presídio de alta segurança”, entre outras. Organizamos as outras 5 fake news ditas por Roseana na TV Mirante.

Pontuando mal nas pesquisas, a ex-governadora tem evitado entrevistas e só comparece em ambientes controlados, como na Mirante. Desde quando a campanha começou, Roseana já cancelou sete participações, entre sabatinas, entrevistas e debates. Pelo enrolação de números e dados que apresentou hoje, é possível perceber o porquê do sumiço. Falta-lhe conteúdo para pensar e agir por um Maranhão de melhor IDH.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.