Notícia

Criado na gestão de Bira do Pindaré, IEMA é a primeira escola pública associada à UNESCO

O processo de mudança do Maranhão não para! Desde o começo do governo de Flávio Dino, o estado passou a ser referência em qualidade administrativa e tem alcançado resultados relevantes em todos os setores.

Na área da educação não tem sido diferente, e nessa quarta-feira (12) o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foi incluído no Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco.

O Instituto é a primeira escola pública do estado a participar do PEA e receber o título de Escola Associada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A certificação aconteceu durante o Fórum da Unesco realizado em Salvador na Bahia, durante os dias 11 a 15 deste mês.

O Iema foi criado pelo deputado estadual e candidato a deputado federal Bira do Pindaré (PSB), então secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2015.

A proposta do Iema é ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado oferecendo à sociedade infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

Já estão em funcionamento 13 unidades plenas dos Iemas que oferecem oito mil e setecentas vagas, com educação profissional e ensino médio integrado ao técnico em tempo integral: Axixá; Bacabeira; Coroatá; Pindaré-Mirim; São José de Ribamar; São Luís-Centro; Timon; Santa Inês; Brejo; Presidente Dutra; São Luís Itaqui-Bacanga; Matões e Cururupu.

Pelas redes sociais, Bira do Pindaré demonstrou orgulho por ter sido fundador do Iema e vibrou com a conquista parabenizando professores e estudantes. “Parabéns aos estudantes, professores e a toda equipe do IEMA. Orgulho de ser fundador dessa instituição que em tão pouco tempo já é referência internacional. Isso aqui é governo Flávio Dino. É 65! É 4000! Essa luta é nossa!”, comemorou Bira.

Sobre o PEA da Unesco

O objetivo principal do Programa de Escolas Associadas é criar e interligar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela cultura da paz. Desta forma, o PEA realiza um estímulo a projetos ligados a um tema central que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania. Toda escola que se associa ao programa recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do Programa de Escolas Associadas, podendo receber ainda materiais produzidos pela Unesco, além de participação em concursos e eventos de âmbito internacional.

Atualmente, o PEA conta com cerca de 11.000 escolas associadas em 182 países ao redor do mundo. As escolas associadas ao programa trabalham na promoção de projetos em um tema central, como o Ano Internacional das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.