corrupção

Barbosão e mais quatro são denunciados por esquema de pagamento de propina a cartórios

Acusado de montar um esquema de propina envolvendo os cartórios de registro de imóveis de São Luís e Paço do Lumiar, o empresário Antônio Barbosa de Alencar, da Dimensão Engenharia, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por corrupção.

Além dele, foram denunciados por crime de corrupção ativa os funcionários da Dimensão, Arivaldo Silva Braga e Luiz Carlos Nunes Martins; e por corrupção passiva, a escrevente Maria das Graças Lima Figueiredo (São Luís) e o notário Henrique Vieira (Paço do Lumiar).

Em várias conversas telefônicas, os acusados foram flagrados negociando propinas para facilitar a expedição de documentos cartorários necessários ao andamento de processos de financiamentos imobiliários junto à Caixa Econômica Federal.

O esquema terminou desbaratado durante a Operação Lilliput, realizada pela Polícia Federal em 2016 para combater os crimes de ordem tributária praticados em favor da Dimensão.

O Ministério Público Federal pede a condenação de Barbosa e de seus dois funcionários por oferecer vantagem pecuniária ilícita, tipificado como crime de corrupção ativa, com pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa, e dos dois escriturários por aceitá-la por corrupção passiva, também com pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.