Publicidade  Prefeitura de São Luis

Destaque

Globo compara tentativa de volta dos Sarney a coronel da Bahia

O programa Central das Eleições, da GloboNews, fez uma análise do pleito eleitoral de outubro nos estados do Maranhão e da Bahia. Nesta terça-feira, 14, a pauta central do debate foi a renovação política contra o coronelismo em ambos os estados, com a comparação da tentativa de volta dos Sarney e da família de Antônio Carlos Magalhães.

O jornalista Merval Pereira lembrou que o prefeito de Salvador, ACM Neto, neto do ex-líder político baiano Antônio Carlos Magalhães, desistiu de disputar o governo do Estado contra o governador Rui Costa. Já no Maranhão, os Sarney vão para o pleito com Roseana, filha do oligarca José Sarney.

“São dois estados que representam bem a tentativa de permanência de famílias importantes no governo”, disse o jornalista ao fazer a comparação entre o Maranhão e a Bahia.

O comentarista Mauro Paulino classificou como interessante as eleições nos dois estados para analisar o comportamento do eleitor. “Se discute bastante isso, da renovação na política. Esses dois estados vão nos dar algum indício se isso, de fato, se reflete na opinião dos eleitores”, comentou.

A jornalista Andréa Sadi lembrou que no Maranhão, tanto Flávio Dino, quanto Roseana Sarney irão disputar o apoio de Lula. Como o PCdoB está coligado nacionalmente e no âmbito estadual com o PT, o ex-presidente terá como candidato no estado o atual governador.

As eleições de outubro, portanto, serão um divisor de águas na história do Maranhão. O povo escolherá se continuará sua renovação política com uma agenda vigorosa de mudanças ou irá retroceder com a volta de uma oligarquia.

Veja o vídeo do programa: