Notícia

Madre Deus agora é “Patrimônio Cultural Imaterial” do Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, na sessão da última segunda-feira (28), o Projeto de Lei 105/2018, de autoria do deputado estadual Roberto Costa (MDB), que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão as manifestações culturais da região da “Grande Madre Deus”.

Atualmente, o celeiro cultural é compreendido, além da Madre Deus, pelos bairros adjacentes Goiabal, Fonte do Bispo, Lira, Belira, Codozinho, Macaúba e outros. São 46 manifestações populares, entre elas, o Bumba Meu Boi da Madre Deus, bloco Fuzileiros da Fuzarca, escola de samba Turma do Quinto, Boizinho Barrica, bloco Bicho Terra, charanga Máquina de Descascar Alho, entre outros.

O bairro tem inúmeros festejos ao longo do ano, durante os quais as principais ruas ficam tomadas por turistas e pela população ludovicense, que veem ali uma forma agradável e descontraída de brincar e de manifestar sua religiosidade. Os principais santos celebrados na Madre Deus são: São Sebastião, São João, São Pedro, São Roque e São Pantaleão.

Com mais de três séculos de existência e constituída à margem direita do rio Bacanga, a Madredivina – que já foi colônia de pescadores, numa época em que a Companhia de Fiação e Tecidos da Cânhamo, a Companhia de Fiação e Tecelagem São Luís e a própria pesca geravam as únicas fontes de recursos necessários à sobrevivência das famílias que ali residiam – guarda em páginas históricas, costumes, e tradições que corroboram a sua existência enquanto pátria por demais generosa, que, de tantos artistas e consequentes formas expressivas de demonstrar a sabedoria criativa, foi parturiente e os embalou até os dias de hoje.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.