Notícia

Hildo Rocha esclarece viagem à China

Em resposta a matéria da revista IstoÉ, repercutida pelo blog na semana passada, o deputado federal Hildo Rocha, do MDB, esclarece:

“A informação noticiada não traduz a verdade e os reais interesses que motivaram a citada viagem, além de que incute nos leitores e na sociedade impressões negativas acerca da atuação parlamentar, do exercício do mandato outorgado pelo povo brasileiro, e das convicções políticas deste deputado.

É certo que houve viagem oficial à China, conforme devidamente publicado no site de transparência da Câmara dos Deputados. Entretanto, o deslocamento deste parlamentar – ex- membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano -, àquele país se deu nos estritos limites dos interesses nacionais, da coletividade.

Afinal, marcou agenda política dedicada a estreitar laços entre o Brasil e a China nas áreas de Turismo e Desenvolvimento Urbano, a atrair investimentos para o país e, sobretudo, a conhecer projetos que alinhem crescimento econômico, utilização racional de recursos e preservação do meio-ambiente.

Importante destacar que é de minha autoria o Projeto de Lei n.º 7108/2017, que pretende substituir a utilização de água potável pela água do mar no abastecimento de sistemas e equipamentos sanitários de cidades litorâneas, a exemplo do que já ocorre no território chinês.

Durante a viagem oficial, pude ter contato e colher importantes subsídios com equipes técnicas de corporações especializadas em infraestrutura de saneamento básico, que demonstraram o funcionamento de sistemas de tratamento de água e esgoto, de soluções tecnológicas que viabilizam a utilização de água do mar em sistemas de saneamento, de sistemas de dessalinização de água e de instalações de tratamento de água para reuso, além de sistemas criados para transformar resíduos sólidos em energia.

Nota-se, portanto, que a viagem à China obedeceu aos princípios republicanos que devem orientar o exercício da atividade parlamentar, sendo descabidas as insinuações que tentam deslegitimar o interesse público que a motivou e sobre o qual se sustentou, subsistindo a necessidade de que se elucidem todos os fatos, divulgando-se a íntegra desse comunicado, para que se mitiguem os danos que injustamente este congressista e o parlamento nacional têm suportado em razão de notícia que sequer sucedeu contato entre seu autor e o parlamentar envolvido”.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.