Notícia

PT quer vaga na chapa majoritária do PCdoB; Márcio Jardim é o nome

A possibilidade do Partido dos Trabalhadores (PT) lançar o nome do advogado Mário Macieira como candidato ao Senado foi especulada por setores da imprensa ligada à oligarquia Sarney neste final de semana.

De acordo com membros da executiva estadual do PT, o nome de Mário Macieira não foi colocado na pauta por tendências partidárias e sim pelo secretário de estado de direitos humanos Francisco Gonçalves.

Portanto, a informação propagada pela mídia sarneysista de que o nome de Macieira teria surgido por uma articulação entre o presidente estadual Augusto Lobato e o presidente do diretório de São Luís, Honorato Fernandes, não procede.

O fato é que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, já comunicou aos dirigentes estaduais a necessidade de a sigla ter um representante na chapa majoritária. A princípio Chico Gonçalves seria contra a presença do PT na majoritária, mas foi convencido do contrário.

A tese da senadora Gleisi passa pela defesa do presidente Lula. A presidente entende que Dino não tem como se posicionar desta forma, pois seu palanque terá vários presidenciáveis. Carlos Brandão não fará esta defesa, Weverton Rocha tem como candidato Ciro Gomes e Eliziane Gama votou a favor do impeachment de Dilma, sendo extremamente rejeitada pelo PT.

Neste cenário que Chico Gonçalves tenta emplacar o nome de Macieira. O grande problema é a falta de apoio das tendências partidárias. Até então, o único nome colocado pelo PT para a disputa ao Senado que pontua bem nas pesquisas é o do ex-secretário de esportes Márcio Jardim.

A presidente Gleisi inclusive já tem um indicativo de reunião com o governador Flávio Dino para tratar dessa questão e o nome de Marcio Jardim deve ser apresentado como o mais adequado para a disputa. Jardim é muito próximo à Glesi e tem uma relação de amizade com o ex-presidente Lula.

Ainda é cedo para cravar se o PT vai, ou não, ganhar essa disputa pela vaga na majoritária. Está previsto para o final de maio o Congresso estadual do partido que deve sacramentar a aliança com PCdoB, em junho acontecerá o encontro que vai apontar os candidatos da sigla e somente na convenção, se tivermos mais de um candidato ao Senado, teremos uma prévia.

Muita água ainda vai passar por baixo dessa ponte.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.