Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

As chances de Ciro enfrentar Alckmin no segundo turno

Coluna do Fraga

Ciro tem dito isso com alguma frequência, o que, no fundo, pode representar apenas um desejo. Talvez, na sua visão, o governador seja um alvo mais fácil a ser vencido, ou pode ser uma vontade de vingar-se do PSDB paulista, que nunca demonstrou grande afeição por ele.

Ou, as duas coisas.

Mas, as condições atuais de temperatura e pressão permitem que Ciro faça um raciocínio dessa natureza, sem parecer mais uma baboseira de quem não consegue conter a língua.

Com Lula impedido de concorrer, o velho embate entre PT e PSDB, que dominou a política brasileira nas últimas sete eleições, pode, finalmente, acabar.

Os petistas não têm plano “B” por que simplesmente nunca existiu um plano “B”. O partido sempre sobreviveu a reboque de Lula. Nesses anos todos, nenhum petista conseguiu luz suficiente para entusiasmar os que não são convertidos. Os nomes cogitados, agora, são nanicos demais para a tarefa que se apresenta.

Fernando Haddad é detestado por boa parte do partido.Jacques Wagner já era minguado, e ficou mais ainda após o safanão da Lava Jato.

Celso Amorim é um diplomata que entende muito de cinema.

As pesquisas indicam que, mesmo sem exercer qualquer cargo público há muitos anos, Ciro mantém um eleitorado cativo e parrudo. Depois de Lula é, sem dúvida, a principal liderança da esquerda brasileira.

Percebendo o desmoronamento das hostes petistas, Ciro tem feito discursos mais radicais, com a intenção, óbvia, de aglutinar o campo da esquerda, ainda atordoado pela ausência inescapável da foto de Lula em 7 de outubro.

Não será uma tarefa fácil, mas Ciro Gomes não delira quando fala da possibilidade de estar no segundo turno com Geraldo Alckmin (ou com outro candidato). O PT sabia que a dependência extrema de Lula um dia cobraria a conta.

A hora pode ter chegado.

10 Comnetários

  1. O Ciro Gomes costuma ser leviano e desvairado no que fala, é praticamente impossível ele ir para o segundo turno. O politico pode falar a bobagem que quiser, mas quem escolhe é o povo. Além não ter carisma, é metido a polêmico e foi apenas uma vez deputado federal. Sinceramente, Tiririca conseguiria mais votos que ele.

  2. Adre voce disinformada demais, Ciro já foi prefeito, governador, ministro, Bolsanario é nunca administrou nem uma bodega.

  3. Acho o pré-candidato Ciro Gomes uma opção a ser avaliada pelos brasileiros nesse momento que se aproxima a grande oportunidade de escolher alguém que possa trazer esperança em um país melhor; que tenha as minhas condições de fazer um governo menos bagunçado e atolado em corrupção. Ciro Gomes, apesar de ser muito esquentado, falastrão, é um político ficha limpa, e, além disso, tem experiência administrativa: foi prefeito de capital, governador, ministro, deputado, já concorreu a presidência e perdeu por falar besteiras… Então acredito que hoje ele é um nome, dos que se apresentam, mais maduro e com capacidade moral e administrativa de fazer um bom governo em nosso país. Portanto, devemos analisar e torcer que essa candidatura se fortaleça. Não que eu seja do partido dele, ou esteja afirmando que irei votar nele, mas faço essa reflexão que entendo ser coerente.

  4. Ciro é na minha singela avaliação, o melhor nome entre todos que já figuram entre possíveis presidenciáveis. Sem dúvidas, possui um histórico louvável, além de uma personalidade forte e entusiasta para lidar com muitos “vermes” do congresso. Lula e o PT já ajudaram muito o Brasil, mas diante da atual situação que nos encontramos, não é justo e nem inteligente depositar nossas fichas em um nome que pode ser impedido a qualquer momento e não nos resta nem esperar pelo aceno do supremo, já que como na fala do próprio senador Romero Jucá, o acordo com “supremo, com tudo” já está mais que evidente. Além disso, o que o eleitorado de Bolsonaro quer dele, jamais vai encontrar no deputado. Bolsonaro não representa nada em critério de mudança ao Brasil e seguindo a linha de raciocínio destes mesmo, o único que se enquadra nessa posição vem a ser Ciro!

  5. O Brasil tem uma oportunidade de ouro de eleger um presidente capaz e comprometido cem por cento com o proprio Brasil, Ciro Gomes. Ja bolsonaro e um arrivista politico. E mais grave indigente intelectual.

Comments are closed.