Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Inaugurada praça em homenagem ao carnavalesco maranhense Joãosinho Trinta

O carnavalesco e artista plástico maranhense renomado nacionalmente, João Clemente Jorge Trinta – o Joãosinho Trinta – recebeu, neste Sábado de Carnaval (10), justa homenagem, com a inauguração de praça que leva o nome do artista e integra o conjunto de equipamentos que vão comportar o Complexo Ferroviário da RFFSA, no centro de São Luís. Na ocasião, também foi inaugurada a obra de urbanização e revitalização da Praça Gomes de Sousa, em homenagem ao famoso matemático maranhense.

A inauguração marcou oficialmente o início do circuito carnavalesco Joãosinho Trinta, na Avenida Beira-Mar. As duas praças deverão servir como ponto de encontro de quem mora na capital, bem como um atrativo a mais para turistas. Todo o prédio da RFFSA também está em obras. Os serviços integram o PAC Cidades Históricas, programa do governo federal executado pelo Iphan em parceria com o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís.

“O Joãosinho Trinta fez a trajetória profissional dele no Rio de Janeiro. Mas tenho certeza de que o Maranhão sempre esteve presente na sua memória. Ao dar o nome dele a este espaço nós fazemos uma homenagem simbólica a todos os artistas do Carnaval, que é um espaço de igualdade como também o são as praças e demais espaços públicos inaugurados no nosso governo”, afirmou o governador do Estado, Flávio Dino.

Familiares de Joãosinho Trinta estiveram presentes durante o evento e agradeceram a homenagem. Magareth Trinta, sobrinha do carnavalesco, disse que a praça é uma forma de eternizar o legado do carnavalesco. “Fiquei muito feliz e emocionada quando soube que ele seria homenageado. A alegria de tio João era uma coisa contagiante, e estar aqui nos faz sentir como se ele também estivesse observando esse momento e essa homenagem feita para ele. Além de ser um carnavalesco que transformou o carnaval do Rio de Janeiro, ele foi uma pessoa que propagou mensagens maravilhosas de alegria”, recordou Margareth.

Com área de 1.699,18 m², a Praça Joãozinho Trinta é revestida com pisos de bloquete e industrial de alta resistência. As duas praças possuem bancos com revestimento em concreto de alta resistência, lixeiras, piso em bloquetes de concreto e acessibilidade, com rampa de acesso para cadeirantes e caminho de piso tátil para cegos. A Praça Joãosinho Trinta conta também com quiosques geminados para venda de lanches. A área verde conta com espécimes de palmeira jerivá, amendoeira e abacaxi roxo, além de grama esmeralda.

O conjunto de obras na região compreende ainda a reforma do prédio da RFFSA, que está em curso. O espaço terá ambientes comerciais como cafeteria, galerias de arte e restaurante panorâmico; além de abrigar o Museu da Memória Ferroviária Maranhense e um setor da administração estadual.

4 Comnetários

  1. Se isso tivesse sido feito no governo anterior, era notícia em todo os meios de comunicação da mirante… Mais esse governo faz é continua fazendo sem estardalhaço….

  2. esta praça e a restauração da RFFSA será um dos mais belos cartões postais de São Luis —-entrem no site —G1 RFFSA SÃO LUIS MA —-vocês verão 2 vídeos com animação em 3D DO PROJETO TODO DE RESTAURO —algo magnífico —vale a pena ver—-COM O COMPETENTE GOVERNADOR FLÁVIO DINO , finalmente , depois de 50 anos de chibata dos SARNAS , vemos progresso, melhoras na saúde, melhoras no urbanismo ,novas praças /restauradas , orlas de araçagy, ribamar, beira rio Imperatriz —-visual urbanístico que encanta a todos —-

Comments are closed.