Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Por que perseguem Domingos Dutra?

Editorial do jornalista Jorge Vieira

Encravado na ilha de São Luís, o município de Paço do Lumiar, sofre, desde sua criação, os efeitos de consecutivas administrações que deixaram muito a desejar e só fizeram agravar ainda mais os problemas estruturais. O histórico político da cidade é marcado por falcatruas, improbidades e desvios de recursos que puniram sua população com o atraso durante décadas.

As últimas administrações enfrentaram sérios problemas de malversação de dinheiro público, o que levou o Ministério Público a denunciar as quatro últimas gestões à Justiça por improbidade. Mábenes Fonseca, prefeito eleito pelo PDT, foi condenado a devolver recursos desviados aos cofres públicos e expurgado da política pela Lei da Ficha Limpa. Gilberto Arôso, seu vice e substituto, assumiu, se reelegeu e acabou em Pedrinhas pelas mesmas falcatruas.

Uma década depois, mantida a maldição dos corruptos em Paço do Lumiar, a tia de Gilberto, Bia Venância, sarneyzista convicta, embora fingida de aliada de Jackson Lago, acabou tendo o mesmo fim após ser afastada diversas vezes e retornar ao cargo mediante liminar garantida nos calabouços do Tribunal de Justiça. Ela acabou presa, e só não permanece até agora por conta da tornozeleira eletrônica que permite que ela seja monitorada remotamente pela Policia Federal.

Em meio a este lamaçal de corrupção, que subjugou Paço do Lumiar ao atraso, foi eleito o combativo deputado federal Domingos Dutra (PCdoB), um morador do Maiobão, conhecedor da realidade local e eleito prefeito do município quando todos os institutos de pesquisas apontavam os representantes da oligarquia Sarney como favoritos para vencer o pleito.

O atraso no lugar era tão grande, que a cidade, tratada por seus governantes como dormitório da capital, sequer tinha ponto de ônibus, muito menos sinalização vertical e horizontal, haja vista que o asfalto contemplava no máximo as avenidas do Maiobão. Na saúde, o caos era geral e seus moradores sofriam as consequências, obrigados a procurar a rede de urgência e emergência de São Luís. A educação, estratégica para o desenvolvimento de qualquer população, era constantemente saqueada pelos seus gestores. A dificuldade era tanta que mexia com os brios do luminese.

O caos perdurava há mais de quarenta anos por conta dos aliados de José Sarney instalados no município e chefiados pela família Arôso. Em menos de um ano de governo Dutra a realidade é outra, motivo pelo qual as viúvas que ajudaram a oligarquia a mergulhar Paço do Lumiar na lama partem para ataques injustificáveis, agressões e até insinuações de cunho familiar com a única finalidade de atingir a honra e a moral do prefeito, visando desestabilizar tudo o que foi conquistado em pouco mais de doze meses.

A Câmara Municipal de Paço do Lumiar, também controlada pelas oligarquias Sarney e Arôso durante décadas, pelo visto não se conforma com os novos ares de transparência, seriedade e de compromisso com o município da atual gestão. Talvez por saudade das benesses de uma época que a população luminense espera que nunca mais volte. Os tempos, porém, são outros e os vereadores que se colocam contra a população, por meros interesses escusos ou contrariados, podem perder o bonde da história e serem condenados ao ostracismo justamente por não compreenderem que novos ventos que sopram em Paço do Lumiar.

12 Comnetários

  1. Enquanto o Dutra deixar e permitir que essa tal de Núbia Dutra faça o que quiser e o que bem entender, achando que está acima do bom e do mal e que jamais será punida, e outras atrocidades(como o caso do policial que foi assassinado por seus seguranças) só quem irá se lascar será o próprio Dutra.

      1. Eita que essa matéria custou os olhos da cara!
        É só esperar, meu nobre jornalista, o desenrolar das ações geradas do MP. Ainda dá tempo de pular pro lado de cá, antes que o barco afunde de vez.

  2. É certeza que em meio a essas críticas incessantes há um tanto de dor de cotovelos. Mas essa gestão santa que vc tentou repassar nesse belo texto tbm não existe, a maioria das críticas que recebem eles só as tem pq fazem por onde. Ou achas certo aquelas gratificações imorais de auxílio transporte, aquela cor horrorosa que tem colorido a cidade, o descumprimento da ordem de realização de concurso público para a educação? Inclusive há gente convocada na gestão anterior na plenitude dos seus direitos que teve a sua posse negada. Isso inclusive q mídia não sabe, mas é um processo a mais nas costas do município, que inclusive já foi intimado a prestar os devidos esclarecidos e não se manifestou, uma vez que não há oq explicar.

  3. Caro jornalista! Um governo que já coleciona uma dúzia de inquéritos no Ministério Público é o suficiente pra acabar como os demais citados. Esse aí se espelha no Lula. Tudo por incompetência da Secretaria de Administração que ele escolheu. Difícil sair dessa. O prefeito em si, até prove ao contrário, tem boa intenção, porém só isso não basta.

  4. Sou morador do maiobao a mais de 20 anos, acho injusto jogar todas as mazelas do município na conta do atual
    Prefeito, agora que está com 1 ano de mandato, vamos aguardar o término do seu mandato para fazer o julgamento. Pra ser sincero acho que ele já fez mais do que seus antecessores.

  5. Quero parabenizar as informações verdadeira deste jornalista através do editorial apresentado. Paço do Lumiar não poderia ficar nesse atraso com sofrimento de sua população para beneficiar uma minoria que mandaram muito tempo nesta cidade e com a falta de politicas publicas que foi um atraso para população. Chega de tanto sofrimento, chega de tanta corrupção, porque quem perde é a população, o que se precisa é o que o prefeito atual tem mostrado, trabalhando intensamente na área da saúde, educação em tempo integral, essa ação da nova gestão ajuda aos pais trabalharem tranquilos porque sabe que seus filho estão conduzidos para um futuro melhor, sendo bem tratado cuidado e alimentado e voltando para suas casas feliz. Acredito com a experiencia desta novo gestor um homem serio honesto, com essa equipe tornará uma nova realidade para toda família de Paço do Lumiar. Porque lugar de criança é na escola. E acredito com o apoio do governador Dino Paços do Lumiar recebera desta gestão cursos técnicos profissionalizantes para o crescimento futuro de seus Luminense.

  6. Essa o editor deste blog podia responder. Mas se mudou de opinião quanto ao prefeito. A perseguição era feita…. Mas pareceu que marrapa virou marajá

Comments are closed.