Notícia

Deu a louca no Imirante

O mais rentável produto do conglomerado midiático dos Sarney, o site Imirante.com tornou-se uma espécie de prospecto virtual da oligarquia, utilizado constantemente para atacar adversários sem o menor pudor ou fundamento jornalístico. Não por acaso, dia desses, um conhecido perfil de humor do Instagram questionava se Roseana e José Sarney haviam assumido a editoria da página, em razão dos constantes ataques ao governador do estado, Flávio Dino. É basicamente isso…

À véspera de candidatar-se novamente ao governo do Maranhão, Roseana sofre com o desgaste de 14 anos de governo. Com uma rejeição que bate à estratosfera, principalmente entre mais jovens, usuários de redes sociais e na classe média, a herdeira do legado de Sarney usa o seu portal de noticias na internet para tentar equilibrar o jogo, tentando a todo custo “queimar” a gestão de Dino.

As interferências na editoria do site são constantes. Como se não bastassem as intervenções no jornal O Estado do Maranhão, na rádio Mirante AM e no jornalismo da televisão, Roseana e seus blogueiros amestrados não passam um dia sequer sem pautar a capa do portal, causando desconforto entre os profissionais que produzem o alcunhado “Imentira”.

Há duas semanas, incomodado com um ranking do G1 sobre o desempenho de Flávio Dino como o mais eficiente do Brasil, o Imirante resolveu bater de frente com a própria Rede Globo, chegando ao cúmulo de fazer de tudo para invalidar o resultado do levantamento produzido por jornalistas da emissora carioca, parceira da Mirante no estado. O episódio causou conflito entre as empresas, e os irmãos Marinho ameaçaram arrancar a rentável bandeira do G1 das mãos do Sarney.

Aos poucos, o Imirante tem se tornado um grande divulgador de notícias fabricadas com interesses eleitorais escusos, as populares “fakes news”, a serviço dos interesses políticos do clã que dominou o estado por meio século e anseia desesperadamente em retomar novamente os cofres públicos do Maranhão para garantir a sobrevivência empresarial do Grupo Mirante.

A estratégia, porém, pode ser um tiro do site que é a “menina dos olhos” do empresário Fernando Sarney – em razão de sua rentabilidade e do baixo custo de sua operação em relação às TVs e rádios da família -, uma vez que o Imirante pode cair no radar da Policia Federal, que em parceria com o Ministério Público Federal e com o Tribunal Superior Eleitoral promete atuar energicamente este ano para coibir a ação de sites geradores de notícias falsas, criadas para tentar influenciar no resultado das eleições de outubro.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.