Notícia

Bancada federal do Maranhão deve ter renovação recorde

A bancada federal do Maranhão deve sofrer uma reformulação a partir do ano que vem, quando começará novo período legislativo no Congresso Nacional. Dos 18 assentos destinados a maranhenses na Câmara Federal, ao menos a metade deve ser renovado na eleição de outubro.

Os deputados Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PPS), José Reinaldo (sem partido), Sarney Filho (PV) e Waldir Maranhão (Avante) são pré-candidatos ao Senado. Zequinha está garantido com Roseana Sarney (PMDB), Weverton foi o primeiro escolhido para integrar o time do governador Flávio Dino (PCdoB). Zé Reinaldo e Waldir partiram para o achaque, o que pegou mal na base governista. Portanto, não será surpresa caso a dupla seja candidata em outra coligação e Gama ocupe a segunda vaga na chapa dinista.

O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) abriu mão da sua reeleição em favor do filho, o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

No PMDB, o momento é de apreensão. João Marcelo Souza deve ter dificuldades para conseguir novo mandato ainda mais depois que o seu pai, o senador João Alberto, foi “aposentado compulsoriamente” quando escolhido para ser o vice de Roseana. Além disso, os peemedebistas devem ganhar um concorrente de peso na eleição proporcional, a deputada estadual Andrea Murad. Até mesmo a reeleição de Hildo Rocha corre riscos.

O mesmo vale para Aluísio Mendes (Pode) que paga o preço por patrocinar a candidatura da ex-prefeita Maura Jorge ao Palácio dos Leões. Outra que chegou muda e saiu calada é Luana Costa (PSB), esposa do ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, que só virou titular com a morte de João Castelo e não deve renovar o mandato.

Caminham para um novo mandato os deputados André Fufuca (PP), Cléber Verde (PRB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Juscelino Filho (Democratas).

Existem também os concorrentes de peso que dificilmente não serão eleitos, como o secretário de Articulação Política e Comunicação, Márcio Jerry (PCdoB) e os ex-prefeitos de Imperatriz Ildon Marques (PSB) e Sebastião Madeira (PSDB).

A bancada maranhense na Câmara Federal teve 79,2% de renovação de 2010 para 2014, quando apenas os candidatos Cléber Verde, Pedro Fernandes, Sarney Filho e Waldir Maranhão conseguiram renovar o mandato. Não será surpresa alguma caso esse dado seja ainda maior neste ano.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.