bloco de notas

Rapidinhas de domingo

DEBOCHADO

Flávio Dino deixa o Ministério da Justiça e Segurança Pública com o estigma de “debochado”. Reportagem deste domingo (10) da Folha de São Paulo informa que Lula “tem dito a aliados que é necessário mudar o tom da pasta”. O jornal relata que o presidente petista defende o nome de Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo perfil discreto e formal, oposto ao “estilo debochado” de Dino. Isso garantiria uma melhor interlocução institucional entre o Palácio do Planalto e os demais poderes.

LACRAÇÃO

Camaradas costumam dar aulas de jornalismo sempre que a pauta não lhes é favorável. Jornalistas por formação, os comunistas Othelino Neto e Márcio Jerry contestaram outra reportagem da Folha sobre os altos e baixos dos dois governos de Dino à frente do Palácio dos Leões. “Percorro todas as linhas da matéria e não há nelas desgastes nem corda bamba”, sentenciou o deputado federal do PCdoB nas redes sociais, seguido pelo deputado estadual que se apressou em dizer que “quem escolheu o título da matéria não a leu”.

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Em mais um dia de pânico na travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense, o ferry-boat Cidade de Araioses ficou à deriva na Baía de São Marcos com centenas de passageiros a bordo. A embarcação saiu do Cujupe, em Alcântara, por volta das 12h50min e só chegou à Ponta da Espera às 18h, numa viagem que deveria durar no máximo 90 minutos. Uma falha mecânica desligou o motor do “ferry-velho” e deixou usuários assustados. Nas redes sociais, diversos vídeos mostram a tensão causada pelo temor de um naufrágio e pela falta de informações. Em nenhum dos registros há evidência do uso do super-helicóptero alugado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária para o uso da diretoria do Porto do Itaqui, embora Gilberto Lins assegure que a aeronave está a serviço para ser usada neste tipo de ocorrência.

SAI DA MINHA ABA

Prestes a deixar a Secretaria Executiva do Palácio da Justiça, Ricardo Cappelli roda feito juízo de doido em busca de um abrigo político à véspera da confirmação do exílio político de Flávio Dino no STF. O ex-secretário de Comunicação do Maranhão bateu a porta de lideranças do PSB na semana passada, com o objetivo de angariar apoio para se manter no ministério. Entre os comunossocialistas locais, há quem acredite que ele consiga se segurar na Justiça e Segurança Pública, possivelmente na Secretaria Nacional de Segurança Pública, mas não descartam devolvê-lo para a Secretaria de Representação Institucional do Maranhão em Brasília, a antiga Rebras, de onde nunca deveria ter saído.

DURO NA QUEDA

Porta-vozes do União Brasil garantem que, no que depender deles, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, permanece no cargo, desfazendo os rumores sobre a saída do maranhense da Esplanada dos Ministérios numa possível minirreforma a ser anunciada por Lula ainda este ano. Correligionários de Elmar Nascimento na Bahia afirmam que os boatos sobre a mudança seriam plantados por petistas na imprensa e que não existe esse negócio de indicar o deputado federal Paulo Azi para a cadeira ocupada pelo filho de Juscelino Rezende.

CORONÉ ANTONIO BENTO

Referência na política do Médio Mearim, o blog do Carlinhos relata as desventuras do deputado estadual Júnior Cascaria para se estabelecer na frente de oposição à prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia. O blogueiro afirma que o ex-prefeito de Poção de Pedras chegou à cidade feito um “Carcará”, colocando na mesa o fato de ser aliado do governador Carlos Brandão e “dono” dos cargos da gestão estadual na região, mas que nem isso foi o suficiente para assustar os que postulam bater de frente com o grupo liderado por Fred Maia, pela esposa e pelo ex-presidente da Famem, Erlanio Xavier.

CONTRA-ATAQUE

Em Imperatriz, o delegado Assis Ramos, prefeito reeleito da cidade pelo União Brasil, pretende recolocar o time político em campo e tomar as rédeas da própria sucessão, tornando-se um player decisivo para o confronto com os deputados Josivaldo JP, Rildo Amaral e com a suplente Mariana Carvalho nas eleições do ano que vem.

PLANO B

Aos mais próximos, bem próximos, o vice-governador Felipe Camarão admite a possibilidade de ir para o Tribunal de Contas do Estado caso seja convidado pelo governador Carlos Brandão para, quem sabe, ocupar a vaga do conselheiro sub-judice Daniel Brandão.

DE VOLTA AO TRABALHO

O ex-deputado estadual Adriano Sarney ganha terreno entre os secretários do governo Brandão. Sem muito alarde, o presidente da Agência de Mobilidade Urbana enterrou o natimorto projeto do BRT do Araçagy e requalificou o trecho entre o retorno do Olho d’Água e o viaduto em frente ao Alphaville, além de baratear passagens de ônibus interurbanos e entregar novos veículos. Com a ascensão de nomes do MDB em setores do Governo Federal relacionados às áreas de trânsito, mobilidade e infraestrutura, o neto de José Sarney aposta na disponibilização de recursos para avançar nas entregas e retornar à cena política.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.