Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Sarney: de oligarca maranhense a xerife do Brasil

Aos 87 anos, o ex-presidente José Sarney (PMDB) não cansa de surpreender o brasileiro, tanto pela habilidade de continuar impune quanto pela capacidade de usar a política em benefício próprio e do seu clã político.

Enquanto alguns adversários do Maranhão tratam o oligarca mais longevo do país como um político ultrapassado, decrépito e no ocaso de sua carreira, o pai de Roseana Sarney (PMDB), enrolado até o último fio do bigode com as investigações da Lava Jato, escolhe a dedo o diretor-geral da Polícia Federal, a um ano de um pleito eleitoral decisivo para o futuro do seu grupo político.

Segundo a Revista Veja, Fernando Segóvia “e sua esposa iam a festas com os Sarney, tendo passado inclusive um carnaval com Roseana”. O novo diretor da PF também morou no Maranhão na casa de um empreiteiro ligado ao senador Edison Lobão (PMDB), outro comprometido até a milésima geração com a corrupção desbaratada pela Lava Jato.

Não é de hoje que os agentes de Sarney estão infiltrados na principal instituição brasileira. O caso mais notório é o do ex-agente federal Aluísio Mendes, antigo segurança particular do oligarca e atualmente deputado federal pelo Podemos, que chegou a acusado pela própria corporação por vazar informações privilegiadas para salvar Fernando Sarney da Operação Boi Barrica. Ambos escaparam por pouco da prisão.

Políticos como o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) sabem do perigo de ter Sarney como xerife da Polícia Federal. Há dez anos, o atual deputado federal foi para detrás das grades durante a Operação Navalha, junto com dois sobrinhos do então governador Jackson Lago (PDT), sob a acusação de favorecimento em contratos da Construtora Gautama.

Na época, atribuiu a prisão à perseguição do antigo mentor político. “Paguei o maior preço já pago por um homem público no Maranhão”, justificou. O saudoso Jackson só não foi preso por graça e obra do foro privilegiado.

8 Comnetários

  1. O homem bom em tudo que faz,deixa um grande legado Passau grandes valores para os filhos e aos seu seguidores, tem um amor enorme pelo povo do Maranhão.infelizmente as coisas só vão mudar de verdade guando o povo partir para o tudo ao nada e tomar a direção do país e mudar todas as regras desse sistema podre e falido e mandar todos que fazem tanto mau ao povo pro lugar que merecem, eu acho que isso não está longe de acontecer

  2. Podem falar o que bem quiserem mas que ele continua no topo isso ele está, coisa que adversário nenhum nunca pode modificar nem sequer passou perto

  3. Infelizmente o mundo ainda è e vai demorar ainda muitas decadas para mudar o pensamento humano
    Os hamados lideres politicos nao podem ser ROMANTICOS eles usam o poder como fonte de vida , nao respeitam os mais humildes querem.se manter sempre no poder.
    A ordem desses lideres è ” Nao se entrega poder, toma -se ” essa è a postura e o DNA do Senhor Jose Sarney e ponto final

    1. Esse Sarney é um tremendo político ultrapassado final de carreira um tremendo currpto safado deveria estar preso e confiscado todos os bens dele o maior currpto do Brasil

  4. Sarney, trabalhou muito pelo Maranhão, nunca roubou um centavo, continua pobre, mais pobre do que quando começou na política quando saiu da barriga da mãe. Se tornou oligarca sem pressionar e nem se envolver com políticos corruptos!

Comments are closed.