bloco de notas

Rapidinhas do domingo

Luto

Faleceu na manhã deste domingo, em Brasília, aos 66 anos, o jornalista Antônio Carlos Lima, mais conhecido no meio político e jornalístico do Maranhão como “Pipoca”. Irmão do escritor e empresário Félix Alberto, da Clara Comunicação, Antônio Carlos foi secretário de Comunicação dos governos Sarney e Lobão e membro imortal da Academia Maranhense de Letras.

Trânsito Livre

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), quer pôr fim ao nó no trânsito que se forma diariamente, principalmente nos horários da manhã e da tarde, nas proximidades da Assembleia Legislativa do Maranhão. A prefeitura está realizando intervenções para melhorar o tráfego na Avenida Jerônimo de Albuquerque, com mudanças nas marginais e vias entre a Ceasa, Cohafuma e Avenida Luís Eduardo Magalhães, retirada de sinais, aumento de faixas e redirecionamento do sentido para dar mais fluidez ao trânsito do local.

Túnel

Em 2016, a Prefeitura de São Luís chegou a projetar mudanças no local, com a abertura de um túnel sob a Jerônimo de Albuquerque, próximo à Igreja Católica do Cohafuma, ligando o bairro à rua adjacente ao Colégio Upaon Açu, à Equatorial e ao Condomínio Brisas, no bairro da Quitandinha. No entanto, a obra não avançou devido à falta de recursos e apoio do Governo do Maranhão.

Coturno Alto

É certa a filiação de Edivaldo Holanda Junior à Fe Brasil para concorrer à Prefeitura de São Luís no ano que vem, seja pelo PV, seja pelo PT, seja pelo PCdoB. O ex-prefeito reuniu-se no fim de semana com o deputado federal Márcio Jerry, do PCdoB, buscando definir os últimos detalhes de sua adesão à frente de esquerda, o que garantiria o apoio do presidente Lula (PT) na disputa com Eduardo Braide.

Poleiro

O PSB do Maranhão tem entre os seus quadros o governador Carlos Brandão, a senadora-suplente Ana Paula Lobato, a presidente da Assembleia, Iracema Vale, e o deputado federal Duarte Junior, mas é comandado pelo ex-deputado federal Bira do Pindaré, que não conseguiu a reeleição em 2022, e está interinamente na presidência estadual da legenda. Contudo, a situação deve mudar se Flávio Dino deixar o Ministério da Justiça e Segurança Pública para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

Elefante na Sala

Enquanto o “jornalista” Ricardo Cappelli planta a ideia de que pode assumir o Palácio da Justiça, nos corredores da Praça dos Três Poderes, em Brasília, há quem desconfie que o nome de Dino para o STF perdeu força após a escalada da criminalidade nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia, ao passo que cresce o clamor em torno do presidente Lula para a criação de um ministério dedicado à Segurança Pública.

Deu no O Globo

“Se a nomeação do doutor Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal não sair nas próximas semanas, ela corre o risco de derreter como sorvete na praia. Dino foi um magistrado e governador correto do Maranhão. Chegou ao Ministério da Justiça com uma biografia invejável, mas entrou na máquina de moer carne da gestão da segurança pública. Uma vez em Brasília, acreditou no poder da parolagem.”

Succession

Em Imperatriz, o secretário de Educação, Zé Antônio, pode ser candidato à sucessão de Assis Ramos (União Brasil). Ele é advogado, ex-bancário, ex-secretário de administração e começa a ganhar destaque nas pesquisas de intenção de voto na segunda maior cidade do Maranhão, que poderá ter segundo turno a partir do ano que vem.

Piticaia

Felipe Camarão deixa a interinidade do Governo do Maranhão chamuscado depois de uma semana à frente do Palácio dos Leões. Encarregado das piores notícias, o vice-governador petista anunciou, nesta semana, uma série de medidas impopulares, como o corte de 25% do orçamento do estado, com redução de pessoal, de serviços e de materiais de consumo, proibição de aditivos contratuais, suspensão de pagamentos de diárias a servidores e autorização para participação em eventos de qualificação. Em meio ao endividamento do estado em R$ 7 bilhões, o terceiro estágio de Camarão à frente do governo fica marcado por viaturas policiais paradas nas ruas por falta de pagamento, mobilização de estudantes em busca de reverter a demissão de professores temporários e até o corte de quentinhas de plantonistas do Hospital da Ilha.

Consolação

Se a situação continuar como está, Camarão pode ser obrigado a se contentar com a perspectiva de concorrer a uma vaga no Senado em 2026, renunciando ao cargo de vice-governador simultaneamente com o seu “amigo” Brandão, assim como fez o petista Washington Macaxeira, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, em 2014.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.