Notícia

Zé Reinaldo e mais 9 deputados do MA aprovam criação de Fundão para bancar campanhas

Dez deputados federais do Maranhão votaram a favor da criação do fundão público de R$ 1,7 bilhão para financiar as campanhas eleitorais, aprovado pelo Câmara Federal ontem (04) à noite. O placar final apontou 223 votos favoráveis, 209 contrários e três abstenções.

Com a apreciação concluída e sem alterações no texto oriundo do Senado, o texto segue para sanção presidencial. Para estar em vigor nas próximas eleições, a matéria deve ser sancionada até 7 de outubro, um ano antes do pleito.

A medida surge como alternativa à proibição, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do financiamento empresarial de campanhas.

Os maiores beneficiados serão o PMDB, PT e PSDB, devido a divisão imposta pelo Projeto de Lei n° 8612/17: 2% são divididos igualitariamente entre todos os partidos; 35% na proporção de votos obtidos pelos partidos que tenham eleito pelo menos um deputado federal na eleição de 2014; 48% de acordo com o número de deputados federais considerando a legenda dos titulares; e 15% segundo o número de senadores considerando a legenda dos titulares.

Saiba quem votou para criar o fundo público:

SIM

Alberto Filho PMDB-MA

André Fufuca PP-MA

Deoclides Macedo PDT-MA

Hildo Rocha PMDB-MA

José Reinaldo PSB-MA

Juscelino Filho DEM-MA

Rubens Pereira Júnior PCdoB-MA

Victor Mendes PSD-MA

Weverton Rocha PDT-MA

Zé Carlos PT-MA

NÃO

Junior Marreca PEN-MA

Luana Costa PSB-MA

Pedro Fernandes PTB-MA

Estavam ausentes da sessão os deputados Aluísio Mendes (Podemos), Eliziane Gama (PPS), João Marcelo (PMDB) e Waldir Maranhão (PP).

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.