Notícia

Dino palestra para estudantes da Fundação Getúlio Vargas

O governador Flávio Dino participou de um amplo diálogo com jovens estudantes da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), nesta segunda-feira (7). Na ocasião, ele apresentou aos alunos a exitosa experiência de governança à frente do Maranhão e foi um dos debatedores da discussão ampliada sobre a conjuntura nacional e o futuro do Brasil.

A convite da mentoria do Estudo de Política em Pauta (EPEP/FGV), Flávio Dino iniciou o evento em São Paulo com uma roda de diálogo com os estudantes sobre os desafios de governar um estado em tempos de aguda crise nacional. Questionado pelos alunos, o governador falou sobre a superação do processo coletivo histórico de governança em um estado enraizado socialmente por uma política oligárquica.

De acordo com Flávio Dino, “introduzimos mudanças institucionais” com práticas inovadoras. “Como a questão do fortalecimento da transparência”, que, no atual Governo, atingiu a marca de 100% – sendo exemplo nacional – mas que outrora eliminava 40% devido a existência de filtros para camuflar os gastos públicos.

Ele enfatizou os principais investimentos no Maranhão, sobretudo no “programa educacional vigoroso”, o Escola Digna, que está substituindo estruturas de palha e barro por escolas de alvenaria, além de reformar e reconstruir uma escola a cada dois dias de Governo. Flávio Dino mostrou aos alunos uma foto do antes/depois de uma das unidades, e eles ficaram impressionados com as mudanças que estão ocorrendo no Maranhão.

“Implantamos práticas administrativas inovadoras. O nosso investimento principal é no combate às desigualdades sociais”, ressaltou Flávio Dino, que disse ter como foco obstinado a transformação do estado por meio da educação. Ele citou ainda iniciativas como o Bolsa Escola, Iemas [Instituto de Educação do Maranhão], valorização e capacitação de professores, entre outros, para diminuir o déficit social e os “processos de manutenção dessa desigualdade, que tem uma forma inercial”.

Conjuntura nacional

Ao lado de Maria Rita Kehl, psicanalista e membro da Comissão Nacional da Verdade, e Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor emérito da FGV, Flávio Dino participou do debate ‘Conjuntura e Crise no Brasil: as saídas políticas’. Em sua explanação, o governador do Maranhão fez uma análise geral, abordou as contradições existentes no país e apresentou os desafios que precisam ser enfrentados.

“Falemos do futuro, do Brasil e da esperança. Precisamos reenergizar a sociedade para que o país volte a crescer, para dar à juventude um futuro melhor”, pontuou Flávio Dino, que foi bastante aplaudido pelos estudantes que lotaram o auditório para acompanhar o debate.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.