notas

Rapidinhas do domingo

A Dona do Pedaço

A senadora suplente Ana Paula Lobato (PSB) será efetivada na cadeira do Senado se Flávio Dino (PSB), ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula (PT), for indicado para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. Discreta, ela encara a possibilidade com empolgação, mas evita comentar para não ferir o ego do titular da cadeira no Senado Federal.

Dança das cadeiras

O governador Carlos Brandão (PSB), o ministro dos Esportes André Fufuca (PP), o senador Weverton Rocha (PDT) e a senadora Eliziane Gama (PSD) são candidatos naturais às duas cadeiras no Senado em disputa nas eleições de 2026. Dos quatro, Eliziane e Weverton correm por fora, construindo o caminho para a reeleição, enquanto Fufuca planeja organizar as bases a partir de agora. Brandão, que deixará o Palácio dos Leões para concorrer à cadeira no último ano de governo, busca adiar o debate, concentrando as energias na tentativa de deixar sua marca político-administrativa no Maranhão.

Menos Educação

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o Maranhão ocupa a 4ª posição no ranking de maior taxa de analfabetismo do Brasil, nódoa de anos de patrimonialismo e atraso socioeconômico. No estado, 12,1% da população com 15 anos ou mais não sabe ler nem escrever, seguido pela Paraíba, com 13,6%, Alagoas, com 14,1%, e Piauí, com 14,8%. O Maranhão não atingiu a meta estabelecida em 2015 pelo Plano Nacional de Educação (PNE) no período que abrange os dois governos de Flávio Dino. As três menores taxas estão no Distrito Federal (1,9%), Rio de Janeiro (2,1%) e em São Paulo e Santa Catarina (ambos com 2,2%).

Gol

Prefeitos do Progressistas não escondem o entusiasmo com a ascensão do deputado federal André Fufuca à Esplanada dos Ministérios. Com o apoio do ministro, Maura Jorge (Lago da Pedra), Bruno Silva (Coelho Neto) e Kleber Tratorzão (São Domingos do Maranhão) não devem ter dificuldades para permanecer no mandato por mais quatro anos. O novo auxiliar da gestão petista também deve ser decisivo para fortalecer a candidatura de Rildo Amaral em Imperatriz e de outros aliados em outras 20 cidades.

Fora do baralho?

A candidatura do deputado Duarte Junior (PSB) à prefeitura de São Luís não parece estar nos planos do PCdoB do Maranhão. O partido, que faz parte da coligação com o PV e PT, reuniu dirigentes na semana passada para discutir as eleições do ano que vem no estado, deliberando sobre pré-candidaturas em diversas cidades. O curioso é que na discussão sobre o pleito na capital, o nome do segundo colocado nas pesquisas sequer foi citado por camaradas comunistas, que não escondem a predileção pelo retorno de Edivaldo Holanda Junior (quase PV) ao Palácio de La Ravardiere.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.