Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Ministro abre investigação para apurar lista de Odebrecht com 11 políticos e empresário do MA

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um procedimento para que a Procuradoria–Geral da República investigue a lista da Odebrecht na qual aparecem os nomes de pelo menos 316 políticos e empresários que receberam pagamentos da empreiteira.

Os documentos foram apreendidos na casa do executivo Benedicto Barbosa da Silva Júnior, alvo da operação Acarajé da Polícia Federal, em fevereiro deste ano, que tinha como objetivo principal investigar o casal de marqueteiros João Santana e sua mulher Mônica Moura.

Na lista encontrada pela Polícia Federal aparece o nome de diversos políticos maranhenses. A identificação só foi possível devido a um material chamado de Livro de Códigos, que relaciona cada beneficiário, já que a maioria é citada por apelidos.

Na família Sarney, foram citados os nomes do ex-presidente José Sarney, chamado de “escritor”; Roseana a “princesa”; Sarney Filho “Filhote” e o empresário Fernando Sarney “Filhão’.

Outros políticos identificados foram: O senador Edison Lobão “Sonlo”, o ex-senador Epitácio Cafeteira, que teve apenas o epíteto “Epí” colocado como forma de identificação. O ex-deputado Neiva Moreira (morto em 2012) apelidado de “Noivo” e Jaime Santana, chamado de “Jason”.

Haroldo Sabóia e o ex-prefeito de Barreirinhas, Alberico Filho, aparecem em uma lista relacionada à DGU (Diretoria Geral da Odebrecht), ambos são chamados de “Bonecas”.

Além desses, também aparece na lista o nome do ex-deputado Aderson Lago Filho, chamado de “Cisne”, ligado à relação “Saneamento Imperatriz”.

Outra decisão tomada pelo ministro Teori, é que o processo seja devolvido ao juiz Sérgio Moro que deverá continuar as investigações. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também vai analisar todos os documentos.

O Ministério Público vai opinar se há ou não indícios que justifiquem o pedido de abertura de inquérito ao STF contra os políticos citados na lista.

2 Comnetários

Comments are closed.